O que é Estimulação Magnética Transcraniana?
A Estimulação Magnetica Transcraniana repetitiva (EMTr) é uma técnica aprovada pela ANVISA, que consiste na aplicação de ondas eletromagnéticas no cérebro para o tratamento de transtornos neurológicos e psiquiátricos. A EMTr é indolor, não precisa de anestesia e não mostra efeitos negativos sobre a memória, pelo contrário, tem sido utilizada para melhora cognitiva em pacientes pós Acidente Vascular Localizado (AVC).
Quais os efeitos da EMT pós AVC?
A aplicação de EMTr em pacientes pós AVC mostra efeito positivo em diversos parâmetros, um deles é na conectividade das redes neurais no cérebro. A aplicação de EMTr a regiões alvo dentro de diferentes redes funcionais mostrou afetar a conectividade funcional dentro da rede estimulada, bem como entre a rede estimulada e redes funcionais distintas.
1 – A EMTr inibitória aplicada ao córtex pré-frontal dorsolateral (DLPFC) demonstrou diminuir a conectividade entre DLPFC e a rede de modo padrão (DMN).
2 – Enquanto a EMTr excitatória aumentou a conectividade DLPFC-DMN. Estimular um nó do DMN aplicando EMTr inibitória ao lobo parietal inferior esquerdo (IPL) aumentou a conectividade entre o IPL e a formação hipocampal.
3, 4 e 5 – O aumento da conectividade da rede motora foi observado independentemente após a EMTr aplicada ao córtex motor primário (M1) usando diferentes protocolos de estimulação.
6 – Enquanto a EMTr excitatório diminuiu a conectividade entre os nós corticais do DMN, como o IPL, córtex pré-frontal medial (mPFC) e posterior córtex cingulado (pCC).
Mudanças na conectividade funcional pós AVC podem refletir uma modulação da integração de informações dentro da rede estimulada e entre redes distintas induzidas pela estimulação. Em outras palavras, melhorar a rede através de EMTr é uma maneira de aumentar a habilidade cognitiva e motora do paciente.
Fonte: Probing rapid network reorganization of motor and language functions via neuromodulation and neuroimaging – ScienceDirect
#acidentevascular#avc#neurologia#neurofisiologia#psiquiatria#saudemental#mente#cognicao#circulaçaosanguinea