Primariamente, o cérebro era categorizado de maneira sensorial pelas regiões cerebrais – diversas pesquisas no passado indicam que o lado direito está associado com a percepção espacial, pensamento simbólico, a criação e a descoberta – desde a música até a parte visual do bebê. Enquanto o desenvolvimento do lado esquerdo está mais associado com a escrita, a linguagem. Porém, com um conceito exacerbadamente associado com a simetria entre os dois lados do cérebro e rigidez funcional – Será?
Atualmente, sabe-se qe apesar dos dois lados do cérebro serem parecidos em tamanho, na maioria das pessoas essas partes do hemisfério esquerdo são ligeiramente maiores. Em relação a rigidez organizacional do cérebro, sabe-se que não é bem assim. Por exemplo, a destreza da mão, a discrepância de tamanho dos lados do cérebro e o domínio da linguagem são invertidos em uma minoria de pessoas; para aproximadamente 30% dos canhotos, o hemisfério direito é quem rege estes fatores. O mesmo vale para cerca de 5% dos destros. Em uma minoria substancial – o controle da linguagem parece mais uniformemente distribuída entre os dois hemisférios. Funções nas quais o hemisfério direito frequentemente predomina necessitam de maior tempo para fixar padrões, e utilizam menos o domínio da linguagem.
O lado direito do cérebro afeta particularmente a orientação espacial — pacientes que, por exemplo, tiveram AVC ou com quaisquer lesões cerebrais no lado direito são propensos a se perderem mesmo em ambientes familiares, e podem se tornar incapazes de desenhar. Essa região cerebral afeta o desempenho da regulação de emoções intensas, como a agressividade.
Evidências científicas sugerem que a autoconsciência e a capacidade de compreender a própria configuração mental e de outras pessoas em mesmo contexto — suas emoções, atitudes e convicções — são semelhantes às nossas e mediadas pelo hemisfério direito. Como, o desenvolvimento de controle do humor e a compreensão de metáforas dependem fundamentalmente do lado direito do cérebro também, enquanto a capacidade de concentrar a atenção e seguir direções sequenciais estão, atualmente, associadas ao lado esquerdo.
#cérebro #estrutura #neurociência #comportamento #cognição #vtmneurodiagnostico