No momento, você está visualizando A dependência química no filme Meu Nome Não é Johnny
O filme Meu nome não é Johnny traz uma história real sobre dependência química - VTM Neurodiagnóstico - Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental

A dependência química no filme Meu Nome Não é Johnny

“Meu nome não é Johnny” é um filme estrelado por Selton Mello que conta a história verídica de Guilherme Estrella, um jovem de classe média alta que se torna um dos maiores traficantes da Zona Sul do Rio de Janeiro, nos anos 90. O filme explora o tráfico de drogas nas camadas ricas da sociedade, chegando a tornar-se tráfico internacional. Ao mesmo tempo, ao longo do enredo, é possível perceber que o jovem traficante também é um dependente químico, o quanto ele gastava o dinheiro obtido em drogas e festas, o consumo exagerado da cocaína e do álcool, ou seja, mostra também como é ter um vício. Quanto mais ele vendia, mais ele consumia, tornando-se uma vida sem limites e aparentemente, sem saída. Em um momento ele é preso e cumpre sua pena, a qual foi reduzida, justamente por ele não ser somente um traficante, como também um dependente químico. Hoje em dia Guilherme dá palestras com o intuito de conscientizar e prevenir a utilização de drogas.

O que é dependência química?


A dependência química trata-se do abuso de alguma substância, seja o álcool, o cigarro, drogas ilícitas e o usuário não consegue parar de consumi-la. A pessoa passa a dedicar grande parte do seu tempo usando a substância ou buscando-a e acaba desinvestindo em outras partes da sua vida, as quais acabam sendo prejudicadas. Como alguns sintomas, pode-se citar a perda de interesse em qualquer atividade realizada, mudanças de comportamento com amigos e familiares (comum as explosões de raiva), falta de responsabilidade com seus compromissos, podendo até a levar a comportamentos paranoicos e confusões mentais.

Quais são os tratamentos para dependência química


Como possibilidades de tratamento, pode-se citar o internamento parcial ou integral, de 2 a 3 meses. Além disso, a psicoterapia também é uma opção e, nesses casos, a psicoterapia em grupo é bastante recomendada, uma vez que o usuário pode se sentir identificado e compreendido no meio de pessoas que passaram por experiências semelhantes a dele. E ainda, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica indolor e não invasiva que age modulando regiões específicas do cérebro, ajudando a conter os impulsos de consumir a substância. É muito importante buscar ajuda e marcar uma consulta com um médico especializado.

#dependenciaquimica #vtmneurodiagnostico #psicoterapia #estimulacaoeletromagnetica #filme #saudemental #cocaína #maconha #tabaco #alcool #heroina #cinema #historiaveridica #seltonmello