“Touched with fire” é um drama que retrata o Transtorno da Bipolaridade. O filme se passa em um hospital psiquiátrico. Nessa história, duas pacientes bipolares se conhecem e se apaixonam uma pela outra. Durante o enredo, podemos perceber como é a vida de uma pessoa com Transtorno Bipolar, as características da doença, os desafios enfrentados e as dificuldades de se relacionar. Com isso, elas devem fazer uma escolha entre sua sanidade mental e o amor uma pela outra. Para saber o final, veja o filme! A seguir falamos um pouco desse problema da Saúde Mental:
O que é Transtorno Bipolar?
O Transtorno de Bipolaridade é caracterizado pelas mudanças intensas no humor, os quais são manifestados pela mania, ou seja, uma fase de euforia extrema, exaltação, muita energia e uma atividade acelerada e momentos de depressão, inibição da atividade, melancolia e pensamentos destrutivos. Há também a hipomania que seria uma mania de forma mais moderada. Por conta desses sintomas, há uma alteração no nível de energia, sono e no comportamento do sujeito e isso afeta diretamente o seu bem-estar, além da sua relação com o outro, seja na família, amigos ou no ambiente de trabalho, podendo portando, prejudicar seus relacionamentos.
Para realizar o diagnóstico, é essencial uma consulta com um psiquiatra,neurologista ou psicólogo.
Como ocorre o diagnóstico e o tratamento da Bipolaridade?
Deve ser realizada uma avaliação precisa, uma vez que há diversos tipos do Transtorno Bipolar, além de ser necessário descartar a possibilidade de ser outro transtorno. Como opções de tratamento, tem-se o Neurofeedback, uma forma de neuromodulação que permite visualizar a atividade cerebral, a Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr), uma técnica indolor que trabalha ativando regiões cerebrais, por meio de indução eletromagnética. E ainda, há a possibilidade da psicoterapia e a utilização de medicamentos. Busque um médico especialista para a recomendação do melhor tratamento possível.
#vtmneurodiagnóstico #transtornobipolar #bipolaridade #estimulacaomagneticatranscraniana #neurofeedback #psicoterapia #saudemental