TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva é um filme brasileira estrelado por Tatá Werneck que faz a personagem Kika, uma famosa muito adorada pelos fãs. Porém, por trás de toda a fama, Kika enfrenta problemas com o namorado, sua empresária, um fã obsessivo e ainda o transtorno obsessivo compulsivo, o qual ela esconde de todos. Ao longo do filme, podemos ver alguns sintomas presentes do transtorno, como por exemplo, não pisar na cor preta no asfalto e sempre achar que esqueceu o fogão ligado.
Mas afinal, o que é o TOC?
Trata-se de um transtorno caracterizado por obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos e impulsos que acontecem de forma recorrente e persistente, enquanto as compulsões se referem aos comportamentos repetitivos. Com isso, o sujeito se sente compelido a fazer uma determina ação e só sente alivio quando a realiza. É comum o paciente com TOC criar rituais, manias, hábitos bem rígidos, e utilizar muitas regras. A partir disso, acaba afetando a vida do indivíduo nas mais diversas áreas, escola, trabalho e nas relações sociais.
Como ocorre o tratamento para obsessão e/ ou compulsão?
O diagnóstico do transtorno deve ser totalmente individualizado e os tratamentos também, uma vez que para cada caso há um método que pode funcionar melhor. Como opções de tratamento, há a Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) técnica indolor que atua ativando determinadas áreas cerebrais do indivíduo e pode ajudar a reduzir os sintomas. Outra possibilidade é a Realidade Virtual, um treinamento físico e mental capaz de promover mudanças emocionais, cognitivas e físicas. E ainda, há psicoterapia e o Neurofeedback que é uma neuromodulação, em que é possível visualizar a atividade do cérebro. Busque a ajuda de um profissional especializado!
vtmneurodiagnostico #transtornoobsessivocompulsivo #toc #estimulacaoeletromagnetica #neurofeedback #realidadevirtual #filme #saudemental #emt #emtr