TOC TOC é um filme de comédia que além de permitir que o público se divirta e dê boas risadas, tem um lado que faz o espectador refletir e pensar acerca do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O filme traz a história de 6 pacientes com o transtorno e se passa no consultório de um psiquiatra, no qual eles aguardam para serem atendidos. O humor do filme se dá uma vez que o paciente tem os seus rituais, mas também lidar com o dos outros pacientes. A partir disso, pode-se compreender melhor o transtorno e como ele afeta as pessoas.
O que é TOC?
O Transtorno Obsessivo Compulsivo é entendido como obsessões e pensamentos que invadem a mente da pessoa, de forma persistente e ela não consegue controla-los. Para se livrar deles, o sujeito cria rituais compulsivos, com várias regras rígidas, os quais ajudam a aliviar a ansiedade. Se não o fizerem, acreditam que algo horrível pode lhes acometer. Conforme o transtorno se agrava, as obsessões e compulsões podem afetar cada vez mais a vida do indivíduo, se tornando um impedimento em várias esferas da sua vida.
Tratamentos para Transtorno Obsessivo-compulsivo
O TOC possui tratamentos que permitem que o sujeito tenha uma vida de qualidade. Como algumas possibilidades, existe a psicoterapia, o Neurofeedback, a Realidade Virtual, Estimulação Magnética Transcraniana, entre outros. Eles podem ser usados isoladamente ou de forma combinada, dependendo do caso. O Neurofeedback trata-se de uma neuromodulação, a qual monitoria a atividade cerebral. Já a Realidade Virtual é um treino que traz benefícios cognitivos, físicos e emocionais para o paciente e ainda, a ETM que age por meio da ativação de áreas especificas do cérebro, reduzindo os sintomas. É aconselhável consultar um médico para buscar a melhor forma de tratamento!
vtmneurodiagnostico #transtornoobsessivocompulsivo #toc #estimulacaoeletromagnetica #neurofeedback #realidadevirtual #filme #saudemental #emt #estimulacaomagneticarepetitiva #emtr