O surto psicótico é um acontecimento temporário de alteração do estado mental em que ocorre uma dissociação entre a realidade e a percepção da mesma. Podem ocorrer alucinações, delírios, ansiedades, comportamento ou pensamentos agressivos ou desorganizados.
A psicose é um transtorno frequente, com uma incidência de cerca de 4 para 100 mil pessoas por ano. Parecida com a incidência de Transtorno Bipolar de Humor e Transtorno Esquizoafetivo.
Os sintomas básicos do surto psicótico são as alucinações e os delírios, os quais causam a perda de contato com a realidade. As alucinações são experiências semelhantes à percepção, que ocorrem sem um estímulo externo, são vívidas, claras.
Já os delírios são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências reais que se argumente. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas, como delírio persecutório, como a mania de perseguição, mania de grandeza, místico religioso, entre outros. Grande parte dos quadros de “surto'” apresenta delírio persecutório – chamado de mania de perseguição – mas isso depende de cada paciente.
Outros sintomas comuns são comportamento catatônico, falta de socialização, oscilações bruscas de humor e comprometimento da capacidade de discernimento.
Tratamentos são mediante farmacoterapia associada com neuromodulação, como Estimulação Magnética Transcraniana, Neurofeedback.
#psicose#transtornobipolar#bipolaridade#esquizofrenia#ansiedade#depressão#saudemental#psiquiatria#neurologia#mania#perseguição