Em “Geração Prozac”, a personagem Elizabeth sofre do Transtorno de Personalidade Borderline. Ela é uma estudante que tem o desejo de estudar jornalismo na renomada faculdade de Harvard. Entretanto, ela é bastante afetada por sua instabilidade emocional, além da depressão, o que prejudica sua relação com seus amigos e família. Ao longo do filme, vemos comportamentos típicos do paciente borderline, como cortar a perna com uma lâmina (atitudes autodestrutivas), o medo intenso de ser abandonada e ficar sozinha quando ela está indo para a faculdade, o uso abusivo de drogas e sexo excessivo.
O que o Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline)?
Com isso, é possível dizer que as principais palavras e expressões que explicam bem o Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline) é a impulsividade, instabilidade e o excesso. O paciente bipolar pode mudar seu humor em questão de minutos e essa alteração de emoções e sentimentos, resultam em comportamento impulsivos e explosivos, podendo comprometer a relação com o outro. Além disso, também são sintomas o medo de rejeição, a extrema sensibilidade, autoimagem distorcida, insegurança, o sexo desprotegido. Em situações de crise, pode haver comportamentos suicidas e de autolesão.
Como ocorre o tratamento para Borderlines?
Como possibilidades de tratamento, pode-se citar a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), uma técnica de indução eletromagnética que ativa regiões cerebrais específicas, as quais podem reduzir os sintomas do transtorno. A psicoterapia também é muito importante para o paciente e para a família, uma vez que é um transtorno que pode demandar muito, tornando as relações instáveis e frágeis. Dessa forma, a psicoterapia pode ajudar o sujeito a criar e potencializar recursos para lidar com a situação, além de trabalhar emoções, pensamentos e comportamentos, buscando sempre uma maneira funcional de agir. E ainda, o uso de medicamentos também é uma opção de tratamento. Para isso, busque a ajuda de médico especializado!
bordeline #personalidadelimitrofe #depressao #vtmneurodiagnostico #estimulacaoeletromagnetica #psicoterapia #filme #saudemental