A série médica Grey´s Anatomy é um drama que além de apresentar o cotidiano dos médicos nos hospitais, explorando as mais diversas doenças e transtornos, também traz a história dos médicos, seus relacionamentos pessoais e a evolução profissional. Ao longo das temporadas, vemos que a personagem Miranda Bailey desenvolve o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Tal fato ocorre, uma vez que três pacientes morrem por conta de uma infecção causada por uma bactéria. Bailey descobre que as infecções ocorreram devido a uma decisão dela, o que faz com que ela comece a se questionar se ela realmente está esterilizada para realizar cirurgias.
Para os amantes de Grey´s Anatomy, quais os sintomas do TOC vocês conseguem perceber no comportamento de Bailey?
O Transtorno Obsessivo Compulsivo caracteriza-se pela presença de obsessões, que são pensamentos indesejados que invadem a mente do sujeito, de maneira intrusiva, recorrente e sem conseguir controla-los. Além disso, ocorrem também as compulsões, comportamentos repetitivos, como se fossem rituais repletos de regras e etapas rígidas. O indivíduo realiza esses atos compulsivos buscando aliviar a ansiedade provocada pela obsessão. Dessa forma, o transtorno prejudica a vida do sujeito na esfera social, nas suas relações pessoais e de trabalho, comprometendo sua qualidade de vida.
Quais os tratamentos para Transtorno Obsessivo Compulsivo?
Como possibilidades de tratamento, há a Realidade Virtual que é uma tecnologia que permite que o sujeito se sinta em um ambiente virtual, sendo uma experiência que pode trabalhar aspectos da emoção e cognição do sujeito. Outra opção é a Estimulação Magnética Transcraniana, uma técnica indolor e não invasiva que atua por meio da ativação de regiões cerebrais específicas, podendo reduzir os sintomas do transtorno. E ainda, há a o Neurofeedback, uma neuromodulação que permite o controle da atividade cerebral do paciente, contribuindo para tratar determinados sintomas e transtornos. Para cada caso, um tipo de tratamento será mais adequado e por isso a importância de procurar um médico especializado.
#vtmneurodiagnostico #transtornoobsessivocompulsivo #toc #estimulacaoeletromagnetica #neurofeedback #realidadevirtual #filme #saudemental