Já assistiu Divertida Mente 2?

Nos cinemas fazendo sucesso está o filme Divertida Mente 2, no qual Riley passa pela tão temida adolescência. Junto com os hormônios, uma explosão emoções, de maneira inesperada, apareceram na “sala de controle” ou cérebro: Ansiedade, Vergonha, Inveja e Tédio – personagens para fazer parte do grupo composto pela Alegria, Raiva, Nojinho, Medo e Tristeza.
Muitos adolescentes não sabem controlar as emoções fortes que ocorrem nesse período – tão inovadoras e intensas. A ansiedade, por exemplo, é uma resposta emocional comum ao estresse ou a situações percebidas como ameaçadoras ou desafiadoras. Tudo é novo na adolescência, há sentimento de tensão, preocupação e mudanças físicas. A ansiedade pode ser uma reação normal a certos estímulos novos, mas quando se torna excessiva ou crônica, pode ser considerada um transtorno de ansiedade.
Já, a vergonha é uma emoção social que ocorre quando o adolescente acredita que suas ações, pensamentos ou sentimentos são inapropriados ou errados e teme a desaprovação dos outros. É frequentemente associada a sentimentos de inadequação, humilhação e exposição. Infelizmente, pode estar associada com críticas e, até mesmo bullying. A vergonha pode motivar comportamentos de evitação ou submissão. É necessário estar atento ao aparecimento de vergonha na adolescência.
Ainda no filme, temos a inveja, que é um sentimento de descontentamento ou ressentimento gerado pela percepção de que não se possui algo desejado que outrem tem. Isso pode incluir bens materiais, habilidades, status ou relacionamentos. A inveja pode levar a sentimentos negativos em relação à pessoa invejada e até mesmo a comportamentos competitivos ou destrutivos. Também é preciso se atentar quando aparece em excesso na adolescência.
Além dessas, tem o tédio, uma sensação de insatisfação e falta de interesse, é frequentemente descrito como um estado de apatia ou falta de propósito. Muitas vezes pode ser sintoma de depressão. Qualquer emoção em excesso pode ser sintoma de que algo não está bem, por isso, é importante os pais estarem atentos nessa fase tão desafiadora da vida de todos nós.

#psiquiatria #infantojuvenil #juvenil #adolescencia #divertidamente #emoções #ansiedade #vergonha #inveja #bullying #critica #hormonio #sentimentos #depressão