Truman Burbank, interpretado por Jim Carrey, vendedor de seguros, vive uma vida extremamente pacata até que, num encontro com Lauren, interpretada por Natascha McElhone, passa a se questionar se o que vive é real ou não. Aos poucos, percebe que sua vida é um show, televisionado 24 horas por dia. Utilizando os meios de comunicação e os símbolos, esse filme reflete de forma clara um processo tão complexo quanto o despertar da consciência.
A consciência pode ser conceituada como o ato psíquico pelo qual uma pessoa percebe a si mesma no mundo. Assim, o despertar da consciência acontece não só quando alguém está consciente de que faz parte do mundo, da própria existência, mas quando tem consciência de que é algo ou alguém em relação ao mundo.
Em realidade, o filme traz a reflexão de que todos nós somos Truman e indica que a opção que temos seria sermos autênticos em nosso despertar de consciência. O filme traz a importância em superarmos o medo e inseguranças trazidas desde a infância para poder criar um cenário que aguarda por nós.
Muitas vezes não somos capazes de sair de nossas próprias inseguranças e medos, nesses casos, a psicoterapia é um importante coadjuvante para podermos contracenar nosso próprio cenário.
#consciência #psicologia #medo #ansiedade #truman #autoconhecimento