No filme “A Máfia do divã”, o personagem Paul, interpretado por Robert de Niro, é chefe de uma máfia. Devido ao estresse provocado pelo seu trabalho, ele começa a sofrer ataques de pânicos. Acredita ser um infarto, afinal, os sintomas são bem parecidos, mas após uma avaliação médica, é confirmado que foi um ataque de pânico.
E o que é um Ataque de Pânico?
Ele é caracterizado pela dor no peito, dificuldade para respirar, taquicardia, sudorese e o medo de morrer. Se ocorrer de forma recorrente, pode ser um quadro de Síndrome do Pânico. Muitas vezes, está atrelado ao estresse, à ansiedade ou a algum evento traumático e pode trazer muita angústia na vida da pessoa.
Uma vez sentido os sintomas de um ataque de pânico, é importante ir a uma emergência, já que ele pode ser confundido com um ataque cardíaco. O médico pode solicitar exames de sangue, um eletrocardiograma (ECG), que é exame que permite verificar a frequência cardíaca e ainda perguntar sobre as condições emocionais do paciente, buscando identificar o que pode ter originado os sintomas.
Qual o tratamento para Síndrome de Pânico?
Como possibilidades de tratamento, a psicoterapia é uma opção que ajuda o sujeito a trabalhar e enfrentar seus conflitos, os quais podem estar contribuindo para desencadear os ataques de pânico. Outro tratamento é a Estimulação Magnética Transcraniana que age por meio da ativação de áreas cerebrais específicas. E ainda, a Realidade Virtual é um treino mental e físico que pode ajudar na mudança de emoções e comportamento, contribuindo para modificar sensações associadas ao medo, pânico ou uma situação pós-traumática.
#sindromedopânico #vtmneurodiagnostico #cinema #amáfianodivã #psicologia #saúdemental #saúde #psiquiatria #psiquiatra #neurologista #neurologia