O Mínimo para viver, traduzido de To the Bone, é um filme lançado na Netflix em 2017 que mostra um drama sobre a luta contra a anorexia. O sofrimento com esse transtorno alimentar, assim como outros que ocorrem e são silenciados pelo desprezo e abandono a aqueles que sofrem desse tipo de distúrbio. A obra conta a história de Ellen, interpretada por Lily Collins, que abandonou a universidade e retorna para casa do pai depois de passar por um programa de internação sem progresso. Com o pai ausente que não está disposto a lidar com ela, a madrasta Susan a leva em um especialista para um novo programa de tratamento.
A saga mostra como a anorexia da protagonista está associada com o sentimento de culpa na maternidade pela depressão pós-parto. Essa gravação oferece uma ótica empática para um transtorno que ocorre com grande frequência, mas que é negligenciado: a anorexia.
O que é anorexia, quais os sintomas?
A anorexia é um transtorno alimentar associado a uma percepção alterada do próprio corpo e obsessão pelo peso e por aquilo que come. O principal sintoma é perda de peso, tempos longos de jejum ou prática de atividade física, desmaios, alterações de humor (culpa, ansiedade, depressão), isolamento social, lesões na pele, queda de cabelo, unhas quebradiças, alteração hormonal e do ciclo menstrual, no caso das mulheres, entre outros. Se não tratada, anorexia pode levar à morte. Recentemente, a modelo britânica Nikki Grahame faleceu pelo “medo de engordar”. O tratamento correto desse transtorno é realizado por equipe multidisciplinar – Neuropsiquiatra, Psicoterapeuta e Nutricionista. Anorexia é uma doença séria, procure ajuda.
#psiquiatria #neurologia #psicologo #psiquiatra #infanto-juvenil #psiquiatrainfanto-juvenil #jovens #bulimia #compulsaoalimentar #medodeengordar #culpa #nutricionista #anorexia #ortorexia #adolescentes