O personagem principal da obra “Como eu era antes de vocÊ”, Will Traynor, inicia o filme como um jovem bonito, bem sucedido, ativo e feliz, que conciliava uma carreira como empresário com esportes radicais, viagens, festas e atividades sociais com amigos. Aos 33 anos, quando saia do trabalho foi atropelado por uma moto. Esse acidente ocasionou uma lesão medular em C4, o que o tornou tetraplégico. Após isso, desenvolveu depressão por conta da não aceitação da situação, até conhecer a nova cuidadora Louisa. Ambos se apaixonam e o filme se desenvolve a partir disso.
Mas o que é trauma raquimedular – TRM?
TRM é uma lesão externa da coluna vertebral, que acomete a medula e suas raízes – isso ocorre de forma completa ou incompleta, em diferentes níveis. As lesões podem incapacitar o uso de membros superiores e inferiores, em tetraplegias e tetraparesias. E, em membros inferiores, chamadas de paraplegias e paraparesias. As lesões podem ser completas, isso ocasiona perda total de sensibilidade e motricidade abaixo do nível da lesão, ou incompletas, com diferentes perdas de sensibilidade e motricidade, chamadas de síndromes medulares incompletas.
Como ocorre o trauma raquimedular?
A lesão pode acontecer em combinação de danos primários e
secundários. Os primários são relacionados a traumas, compressão, laceração, distração e cisalhamento da medula. As secundárias podem ocorrer após dias a semanas, são devido hipóxia, isquemia, edema, desregulação iônica. As terapias neurológicas após a TMR devem tratar e controlar danos primários e secundários. Assim como considerar comorbidades e prevenção com atividades ocupacionais, fisioterapia, fonoaudiologia, psiquiatria e outras especialidades dependendo do caso.
#lesaomedular #estimulacaomagneticatranscraniana #TRM #parapledia #tetraplegia