5 dicas para quem tem filho com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade TDAH
VTm Neurodiagnóstico: Diagnóstico e Tratamento em Neurologia e Saúde Mental


O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio marcado pela desatenção, impulsividade e agitação. Os sintomas desse transtorno devem-se apresentar na infância e podem perdurar a vida toda do indivíduo, se não forem tratados. Afeta de 3% a 5% das crianças e pode prejudicar seu desempenho escolar. Como que pais de crianças com TDAH podem se portar para ajudar seus filhos?
1- Incentivar e motivar e limite de críticas: oferecer uma recompensa como um elogio, por exemplo, funciona como um reforço positivo para algo que a criança fez corretamente. Ao mesmo tempo, é importante corrigir, caso ela faça algo errado e explicar qual seria a forma adequada de agir. Trata-se do equilíbrio, o excesso de críticas pode afetar a auto estima da criança, mas o excesso de elogios pode tornar-se banalizado também.
2- Impor limites: a criança com TDAH costuma ser intolerante às regras e em alguns casos os pais tendem a ceder mais, como uma forma de compensar o fato do filho ter o transtorno. É importante garantir que a criança respeite as regras, mas sempre por meio de um caminho com diálogo, compreensão e flexibilidade.
3- Incentivar exercícios físicos: as atividades físicas promovem um gasto de energia, o que é muito positivo para a criança com TDAH. Essa liberação energética pode diminuir os sintomas de inquietude e até estimular habilidades e valores como paciência, disciplina e respeito.
4- Evite comparações: cada criança tem sua singularidade, e isso implica em facilidades ou dificuldades para exercer determinadas tarefas. Deve-se respeitar os limites e tempo de cada um. Com isso, é importante estimular e incentivar seu filho, para aumentar sua autoconfiança, mas não de uma forma competitiva, a qual pode prejudicar a sua autoestima.
5- Ajude a criança a se organizar. Um planejamento e atividades e tarefas pode ser muito benéfico para melhorar o desempenho da criança, uma vez que o TDAH prejudica o seu foco de atenção e aumenta a agitação. Por isso, a criação de rotina pode ser uma estratégia de amenizar os sintomas do TDAH.

Essas 5 dicas podem contribuir para melhorar o dia a dia de famílias com membros com TDAH. Mas, não se esqueça de buscar uma ajuda médica especializada. O uso de medicamentos e a psicoterapia podem ajudar no tratamento e melhor controle dos sintomas.

#tdah #hiperatividade #vtmneurodiagnostico #psicologia #saude #pediatria #autismo #atencao #concentracao #aprendizagem #crianca #adolescente