A criança com transtorno do espectro autista (TEA) necessita de previsibilidade para desenvolver as atividades diárias. É essencial explicar o que irá acontecer, quais atividades serão realizadas e se ocorrerá algo diferente. A antecipação dos acontecimentos faz com que você se sinta segura, saiba quais são os objetivos.
A forma mais comum de organização da rotina é feita pelos Picturing Exchanging Communication System – PECs. Esse é um método de comunicação que utiliza troca de figuras, as quais facilitam a memorização da sequência de atividades como escovar os dentes, tomar banho, colocar roupa. Os PEC’s podem ser através de figuras ou fotografias. Esse sistema ganha suporte através do uso de agenda por exemplo, dependendo do caso.
A rotina precisa ser utilizada em casa, na escola, em terapias, assim como em todas as atividades do dia-a-dia. Quando a pessoa com autismo não está preparada para alguma circunstância, pode se desorganizar emocionalmente. Isso pode gerar frustrações, irritabilidade, ansiedade e alterações de humor.
#autismo #tea #transtornodoespectroautista #cerebro #neuropsicologia #neuropediatria #humor #emocao #irritabilidade #alteracaodehumor