Sensação de ansiedade, nervoso ou estresse? Tem dificuldade para dormir? Parece estar constantemente com preocupação, irritação? Ffaça o teste no link abaixo para verificar seu nível de ansiedade:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAlmzbsBm_SAUND_G02LQkYjdwcbbacraY2TTdMPAFnkGLpw/viewform
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma situação comum,
caracterizada por preocupação excessiva e crônica sobre diferentes temas, associada a tensão aumentada. É o transtorno de ansiedade mais comum na saúde mental e está entre os dez motivos gerais mais comuns de consultas médicas absolutas. Uma pessoa com transtorno de ansiedade generalizada normalmente se sente irritada e tem sintoma físicos, como inquietação, fadiga fácil e tensão muscular. Pode ter problemas de concentração e de sono.
TAG – Diagnóstico
Para fazer um diagnóstico, os sintomas devem estar presentes por pelo menos seis meses e causar desconforto clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes.
Um aspecto essencial é a preocupação constante concomitante aos
sintomas somáticos e psíquicos. Os receios mais frequentes são: medo de adoecer, de que algo negativo aconteça com seus familiares, de não conseguir cumprir com compromissos profissionais ou financeiros. No curso do transtorno, é comum a preocupação mudar de foco. É especialmente comum entre donas de casa e, entre os homens, mais comum entre os solteiros/separados e desempregados
Quando ansiedade coexiste com depressão é comum que os sintomas depressivos sejam reconhecidos sem a detecção do transtorno de ansiedade subjacente. Apesar de considerável variabilidade entre os transtornos de ansiedade, eles costumam estar associados a incapacidades prolongadas, podendo ter um longo curso de remissões e recidivas. Podem ser muito perturbadores para as pessoas afetadas, suas famílias, amigos e cuidadores.
Transtornos de ansiedade normalmente ocorrem associados entre si, ou com outros problemas como depressão e abuso de substâncias.
Tratamento para Ansiedade
O tratamento para ansiedade deve ser oferecido logo que possível, pode ser feito com farmacoterapia, psicoterapia ou combinação de ambos. Além disso existem tratamento modernos que estão substituindo o uso de remétidios ou reduzindo as doses. Por exemplo a A estimulação magnética transcraniana repetitiva ou EMTr que é uma técnica não invasiva, de uso diagnóstico e terapêutico, que usa campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro por indução eletromagnética através de um gerador, ou “bobina”, colocado próximo da cabeça do paciente. Outras terapias também podem ser realizadas. As estratégias de tratamento necessitam ser combinadas entre médico e paciente, sempre!
#saude#ansiedade#sindromedopanico#depressão#vtmneurodiagnostico#psicologa#psquiatra#neurologista #coronavírus #covid19 #pandemia #quarentena #isolamentosocial #distanciamentosocial