O Transtorno de Aprendizagem é um conjunto de condições do cérebro que afetam a aprendizagem. Por exemplo, a discalculia (Transtorno no Aprendizado Lógico-matemático) e a dislexia (Transtono de leitura) são comuns em crianças e adolescentes. Além dos próprios transtornos de aprendizagem, outros problemas podem afetar a aprendizagem. Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), alterações de funções executivas, com transtornos de comunicação, deficiência cognitiva, disgrafia ou com questões emocinais, culturais e socioeconômicas podem apresentar dificuldade de aprendizagem. Para verificar quais são as dificuldades de aprendizagem ou se há um transtorno, é necessário realizar diagnóstico por um psiquiatra infantil.
Qual a diferença entre psiquiatria e psicologia infantil?
Esse médico diagnostica e trata a saúde mental particupar de crianças e adolescentes. Considera as mudanças maturacionais rápidas desse período da vida. Através de diagnósticos associados com a psiquiatria é possível traçar planos de tratamentos próprios para essa idade em caso de existir algum tipo de transtorno.
Já a psicologia infantil não trabalha apenas com transtornos, ela auxilia o desenvolvimento cognitivo-comportamental de crianças e adolescentes através de terapias lúdicas, cenas teatrais, conversas e estratégias psicoeducativas. Por sua vez, merece destaque um tratamento desenvolvido por ambas as áreas: o Neurofeedback – capaz de ensinar o cérebro a aprender por neuromodulação autorregulatória.
O que é Neuromodulação por Neurofeedback (NFB)?
O Neurofeedback (NFB) é uma técnica neuromodulatória que capacita o cérebro de crianças e adolescentes a aprender. O NFB não é invasivo, é indolor e não usa farmacológicos. Isso ocorre porque as intervenções são baseadas em melhora de habilidares metacognitivas. Em outras palavras, o treinamento de NFB habilita a compreensão e o controle dos próprios processos cognitivos. Crianças e adolescentes podem aumentar a capacidade cognitiva através de terapias multidisciplinares com o monitoramento das próprias atividades cerebrais.
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