O filme “Garota Interrompida” é um drama biográfico que conta a história de Susanna Kaysen e como foram os 18 meses que ela esteve em um hospital psiquiátrico. A personagem é diagnosticada com o Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline). Outra personagem do filme, interpretada por Angelina Jolie, se chama Lisa Rowe, que é uma sociopata, transtorno este muito marcado pela manipulação e indiferença pelo outro. Ao longo do enredo, vemos que as duas personagens criam um vínculo. O filme é muito interessante porque podemos observar várias características dos transtornos e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e as pessoas ao seu redor.
O que é Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline)?
Em relação ao Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline), este é caracterizado por uma instabilidade no humor da pessoa, afetando seus comportamentos e autoimagem. Como sintomas bastantes característicos, têm-se a impulsividade, o medo de abandono/rejeição, intensa sensibilidade nas relações, insegurança. Além disso, em momentos de crise, podem ser comuns comportamentos autodestrutivos, como a automutilação. O paciente pode apresentar episódios de raiva e explosão, de horas a dias, então gera muito sofrimento para si mesmo, além de prejudicar o convívio com o outro, sendo frequente as relações frágeis e instáveis.
Como ocorre o diagnóstico do Transtorno Bordeline?
Para realizar o diagnóstico deste transtorno, é preciso realizar uma avaliação médica, em que será analisado seu histórico: como são seus relacionamentos, se há instabilidade no humor, características de impulsividade, entre outros fatores. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade límitrofe. É reconhecido como um dos distúrbios mentais mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas.
Como ocorre o tratamento em Borderlines?
E para seu tratamento, é recomendável a psicoterapia não apenas para o paciente com o transtorno, como também para a sua família, a qual pode ser muito afetada e sobrecarregada com a instabilidade do humor. Outra opção é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), que pode ajudar no controle de sintomas como a raiva e impulsividade. E ainda, a utilização de medicamentos, estabilizadores de humor ou antidepressivos podem ser eficazes. É essencial consultar um profissional especializado para que ele escolha o melhor tratamento possível.
#bordeline #personalidadelimitrofe #sociopata #vtmneurodiagnostico #estimulacaoeletromagnetica #psicoterapia #filme #saudemental #garotainterrompida #transtornomental #saúdemental #bipolar #transtornobipolar #depressão #mania #alternanciahumor #estadodehumor #psiquiatria #psiquiatra #psicologia #psicologo