Narcisismo

Por que é menos óbvio em mulheres do que em homens?

– mas pode ser igualmente perigoso…

O que é narcisismo?

O termo narcisismo pode evocar imagens de homens arrogantes e auto-promotores. Esse traço de personalidade – com características marcantes de grandiosidade explícita, assertividade e superioridade – é, de fato, mais comumente observado em homens.

Isso ocorre porque essas características centrais se alinham de perto com os traços masculinos tradicionais. Na verdade, até 75% das pessoas diagnosticadas com transtorno de personalidade narcisista são homens.

Mas na realidade, o narcisismo é uma epidemia moderna que afeta homens e mulheres igualmente. Nossa nova pesquisa, publicada em Sex Roles, mostra como o narcisismo se manifesta de maneira diferente em mulheres – mas revela que mulheres narcisistas podem ser tão perigosas e violentas quanto seus colegas masculinos.

Nossa pesquisa revela que mulheres com altos traços de narcisismo tendem a ser mais vulneráveis e inseguras que seus pares masculinos. Isso significa que às vezes pode ser negligenciado por profissionais clínicos, por exemplo, diagnosticado erroneamente como transtorno de personalidade limítrofe.

O narcisismo é um traço de personalidade complexo. Embora o transtorno de personalidade narcisista pleno não seja muito comum, afetando cerca de 1-2% da população, todos nós temos narcisismo em graus variados.

Como os traços de personalidade narcisista podem ser expressados?

Os traços de personalidade narcisista podem ser expressos em duas formas: grandiosa e vulnerável. Pessoas que exibem mais características grandiosas são autoconfiantes e socialmente dominantes. Pessoas que exibem mais características vulneráveis são introvertidas e têm baixa autoestima. Ambas as formas compartilham um núcleo antagônico, demonstrado por altos níveis de direito e disposição para explorar os outros.

No contexto de relacionamentos íntimos, o narcisismo também tem sido associado à perpetração de violência por homens. Ameaças à sua autoestima podem evocar sentimentos de vergonha, humilhação e orgulho ferido, levando a comportamentos agressivos.

Embora as mulheres sejam menos propensas a exibir manifestações estereotipadas de narcisismo, isso não significa que o narcisismo não seja tão comum em mulheres. Por exemplo, considere as inúmeras estrelas de reality TV que são notórias por sua auto-centração e vaidade – traços frequentemente associados ao narcisismo.

No entanto, o narcisismo em mulheres vai além da auto-absorção. O narcisismo vulnerável envolve traços como vulnerabilidade emocional, baixa autoestima e inibição. Esses traços se sobrepõem às noções tradicionais de feminilidade. Essas diferenças de gênero no narcisismo podem decorrer de estereótipos específicos de gênero de masculinidade e feminilidade enraizados desde a infância.

Consequentemente, a tendência de os homens exibirem mais características grandiosas e as mulheres exibirem mais traços vulneráveis pode originar-se parcialmente de estilos de parentalidade voltados para tornar os meninos mais assertivos e as meninas mais cuidadosas.

No entanto, há um perigo de interpretar o narcisismo das mulheres como menos prejudicial devido à sua apresentação inicial como mais suaves, cuidadosas, passivas e vulneráveis do que os homens. Sob essa persona, elas podem ser desprovidas de empatia e abrigar altos níveis de direito e disposição para explorar os outros.

Isso sugere que homens e mulheres podem ser agressivos ou violentos de maneiras diferentes. Mulheres narcisistas podem ser mais propensas a manipular pessoas, espalhar rumores ou ser passivamente agressivas do que homens narcisistas, por exemplo.

Como tratar Transtorno de Personalidade Narcisista quando ela é diagnosticada?

Em filmes assim como na vida real, muitos transtorno, como o da Personalidade Narcisista podem ser detectados por psiquiatras. O tratamento para o transtorno de personalidade narcisista geralmente envolve psicoterapia, e, em alguns casos, pode incluir medicação para tratar sintomas específicos ou condições associadas. Aqui estão algumas abordagens comuns:

  1. Psicoterapia: A terapia é o tratamento principal para o transtorno de personalidade narcisista. Os tipos de terapia que podem ser úteis incluem:
    • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Ajuda a pessoa a reconhecer e mudar padrões de pensamento e comportamento problemáticos.
    • Terapia Psicodinâmica: Foca em aumentar a consciência e compreensão dos conflitos internos e padrões de comportamento, explorando emoções e relacionamentos passados.
    • Terapia de Esquemas: Ajuda a identificar e modificar esquemas ou padrões de pensamento e comportamento de longa duração.
  2. Medicação: Não existe um medicamento específico aprovado para tratar o transtorno de personalidade narcisista, mas medicamentos podem ser usados para tratar sintomas coexistentes como depressão, ansiedade ou outros transtornos de personalidade.
  3. Educação e Suporte ao Paciente: Entender o transtorno e reconhecer a necessidade de mudança pode ajudar no processo terapêutico.
  4. Grupos de Terapia ou Apoio: Embora menos comuns, os grupos de apoio ou terapia em grupo podem oferecer um ambiente onde o indivíduo aprende a se relacionar de maneira mais saudável com os outros.

O desafio com o tratamento do transtorno de personalidade narcisista é que os indivíduos muitas vezes não reconhecem que têm o problema ou resistem ao tratamento. O compromisso com a terapia a longo prazo é crucial, e o sucesso depende significativamente da cooperação do paciente.

Fonte de informações: Narcissism: why it’s less obvious in women than in men – but can be just as dangerous (theconversation.com)

Deixe um comentário