Avatar: o Caminho da Água

Avatar: o Caminho da Água está nos cinemas! Passaram-se pouco mais de 10 anos após os momentos de tensão vividos em Pandora por conta da desenfreada e desumana exploração no primeiro filme Avatar. Agora, a alma de Jake Sully vive em seu novo corpo Navi. Com a nova família formada com Neytiri, eles vivem no espetacular universo do planeta, onde fazem alianças para manter a paz. Tudo muda radicalmente quando a corporação RDA retorna para terminar o que havia começado. Chegou a hora de formar um exército para proteger o seu futuro da nova ameaça humana.
Avatar traz um novo tema da sociedade: o Metaverso. Por exemplo, o Metaverso promete revolucionar as interações sociais e de trabalho. O ambiente virtual compartilhado e colaborativo permite simular as interações humanas do mundo real, no entanto, qual será o impacto de uma vida conectada para a saúde mental?
A pandemia foi catalisadora da interação audiovisual à distância, desde o simples bate-papo e do home office até a telemedicina. O metaverso amplia mais ainda essas possibilidades. Por outro lado, um desafio que muitos enfrentam está no mau uso de tecnologias. Particularmente, indivíduos com problemas de autoimagem podem abusar patologicamente o metaverso ou interações virtuais com objetivo de evitar frustrações e desilusões que podem ocorrer na realidade. Sinais de ansiedade, sintomas depressivos, mudanças repentinas em cognição ou comportamento, alterações no ciclo de sono podem ser sinais de alerta nesses casos.
#avatar#metaverso#virtual#dependencia#depressao#ansiedade#saudemental#psiquiatria#psicologia#neurologia