Réquiem para um Sonho é um filme estrelado por Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly e Marlon Wayans. Traz a história desses 4 personagens, em que todos buscam uma vida melhor, mas sofrem com a dependência de drogas, como a heroína. O filme retrata como é a vida de um dependente, as implicações que isso pode levar, as dificuldades enfrentadas, o tráfico, a violência envolvida, a internação psiquiátrica e diversos fatores associados com a dependência por drogas. Foi indicado e venceu alguns prêmios e, principalmente, porque traz a reflexão acerca do consumo de drogas ilícitas.
O que é heroína?
Entendendo um pouco mais a fundo sobre a heroína, esta é um opióide, uma droga geralmente consumida por meio da injeção. Seu efeito é imediato e dura algumas horas, promovendo a sensação de euforia e bem estar. Seu uso constante pode levar à dependência química e psicológica, e, dessa forma, quando o usuário fica sem consumi-la, pode resultar em uma crise de abstinência, marcada por insônia, ansiedade, tremores, sudorese, irritabilidade. Quanto mais ele usa, maior será a tolerância e cada vez mais ele precisará usar doses maiores para obter o efeito desejado.
Como realizar o tratamento para dependência por heroína
Há diversas possibilidades para tratar a dependência química. Por exemplo, o tratamento medicamentoso, que pode ajudar no controle dos sintomas e também diminuir os efeitos da abstinência. A terapia comportamental cognitiva (TCC) também é bastante recomendada, pois ela é voltada para o momento presente e pode ajudar a substituir os padrões disfuncionais, no caso, o vício, por comportamentos mais saudáveis. E ainda, há a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) que é uma técnica indolor e não invasiva que pode estimular ou inibir a ativação do cérebro em determinadas regiões, também ajudando a reduzir a dependência.
#heroína #opiode #dependênciaquímica #requiemparaumsonho #estimulaçãomagnéticatranscraniana #psicoterapia