A separação entre casais muitas vezes, gera efeitos negativos, principalmente para os filhos, que precisam se acostumar com uma nova rotina que reduz o tempo que passam com um dos pais. Porém, diante da fragilidade do momento, alguns pais desenvolvem a Síndrome da Alienação Parental.
O que é a Síndrome da Alienação Parental?
Essa Síndrome deriva de um sentimento neurótico de dificuldade de individuação, de ver o filho como um indivíduo diferente de si.
O pai ou mãe acometido por tal Síndrome não consegue viver sem a criança, nem admite a possibilidade de que a mesma deseje manter contato com outras pessoas, especialmente o outro genitor.
Consequente de ansiedade, medo insegurança e outros sentimentos associados com o contexto da separação, a pessoa com a Síndrome da Alienação Parental utiliza manipulações emocionais, sintomas físicos, isolamento da criança, com o intuito de incutir-lhe insegurança, ansiedade, angústia e culpa.
A pessoa com a Síndrome mostra alguns comportamentos típicos, como recusar-se a passar as chamadas telefônicas aos filhos, desvalorizando o outro genitor na presença dos filhos e até mesmo impedindo o outro genitor de exercer seu direito de visitas.
A criança, que ama o seu pai ou mãe, é levada a afastar-se dessa pessoa, que também a ama. Isso gera contradição de sentimentos e destruição do vínculo essas pessoas.
Qual o Tratamento para Síndrome da Alienação Parental?
A Síndrome da Alienação Parental estabelece três níveis de gravidade porque pode estar associada com outros transtornos mentais: o leve, em que a criança é receptora de mensagens e manobras do alienador; médio, no qual a criança sente que precisa evitar o alienado para não desagradar o alienador, e; o nível grave, no qual a criança é levada a rejeitar e excluir o alienado.
O tratamento para a Síndrome da Alienação Parental é realizado através de psicoterapia e pode envolver Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva, medicamentos e ou outras técnicas de neuromodulação associadas com a restauração do equilíbrio emocional que possa ter sofrido impacto no momento da separação.
#alienacaoparental #sindromedalaienacaoaparental #separacao #divorsio #terapia #psicologo #psiquiatra #neurologista #neuromoduolacao #equilibrioemocional #sentimentos #medo #ansiedade #raiva #crianca #adolescente #diadospais