O que é o neurofeedback?
É uma forma de tratamento que visa medir e controlar as atividades do cérebro, melhorando seu funcionamento. Um método utilizado e bastante conhecido, por exemplo, é o Eletroencefalograma (EEG), no qual é colocado na cabeça do paciente, diversos sensores, buscando monitorar o funcionamento do cérebro.
Como que esse neurofeedback funciona?
Ele faz um monitoramento cerebral, visualizando as descargas elétricas promovidas pelo cérebro. Dessa forma, consegue detectar padrões de ondas cerebrais e, a partir disso, intensificá-las ou reduzi-las, buscando a uniformidade das atividades. Essa atividade cerebral pode ser vista pelo equipamento, por meio de uma tela e em tempo real. Logo, o neurofeeback tem o intuito de estimular a atividade cognitiva do cérebro, amenizando déficits e potencializando habilidades. São realizadas algumas sessões, com a duração de 20 a 30 minutos e, deve-se destacar que o neurofeedback atua nos sintomas e não na origem do problema.
Em que o Neurofeedback pode ajudar?
Auxilia no tratamento de transtornos mentais como, TDAH, Transtorno Bipolar, Transtorno do Pânico, Depressão, Ansiedade, TOC, Esquizofrenia. Além disso, pode ajudar também a melhorar enxaquecas, trabalhar a atenção e concentração, regulação de sono, entre outros benefícios. Deve-se ressaltar que o neurofeeback pode ser utilizado em conjunto com outros tipos de biofeeback, sendo os resultados mais eficazes. Com isso, entendemos que o neurofeedback nada mais é do que um treino para o cérebro funcionar da melhor forma possível, não sendo um instrumento invasivo e com uma melhora gradual.
. #neurofeedback #neuromodulação #cognição #eletroencefalograma