No momento, você está visualizando O agravamento da insônia não tratada em mulheres dos 30 aos 60 anos.
Insônia em Mulher. VTM Neurodiagnóstico - Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

O agravamento da insônia não tratada em mulheres dos 30 aos 60 anos.

É consensual que a insônia não tratada pode afetar desde a memória até gerar outros problemas de Saúde Mental, como fadiga crônica, depressão e ansiedade. As queixas de insônia são mais comuns no sexo feminino em todas as idades. Segundo Campos (2020), durante a pré-menopausa, 30% apresentam insônia e, após a menopausa, cerca de 60% tem problemas graves de sono. Pacientes com ciclo menstrual irregular apresentam duas vezes mais chance de ter dificuldade para dormir.

Diversos aspectos podem impactar na qualidade de sono da paciente: desde oscilações hormonais durante o ciclo menstrual a alterações hormonais decorrentes de problemas ginecoendocrinológicos, como ovários policísticos, hiperprolactinemia, entre outros problemas. Acumular funções como estudar, trabalhar fora e ainda cuidar de casa também pode interferir na qualidade de sono.

O que é insônia?

A insônia é um distúrbio de sono caracterizado pela dificuldade em iniciar
ou manter o sono. O sono insuficiente para bem-estar físico e
mental durante o dia também é caracterizado como um distúrbio do sono pelo consequente comprometimento no desempenho nas atividades diurnas. Caso esses sintomas testejam presentes por mais de três vezes semanais, durante três meses – é necessário procurar auxílio de um neurologista ou psiquiátra, particularmente, se já estiver associada com algum transtorno de ansiedade ou depressão.

Higiene do sono

Antes de qualquer agravamento da insônia, no tratamento é necessário realizar a higiene do sono, vejam as sugestões de Campos (2020):

Faça a última refeição até as 20h. Prefera pratos leves, de fácil digestão.

Evite alimentos ricos em xantinas: chás-pretos, café, refrigerantes à base de cola.

Evite atividade física depois das 18h, mas faça exercício físico diário.

Reduza a luz ambiente

Faça atividades prazerosas, como ouvir música e ler fora do quarto de dormir.

Estabeleça uma rotina: procure dormir sempre no mesmo horário para o organismo se acostumar.

Retire o relógio do quarto de dormir

Restrinja o tempo de permanência na cama antes de dormir, só deite quando for dormir.

Tratamentos para Insônia

Para evitar transtornos que agravem o quadro clínico, é essencial a busca por profissionais da área da saúde que possam auxliar no diagnóstico e tratamento. Existem tratamentos cognitivo-comportamentais e psicoterápicos que podem auxiliar no tratamento. Caso a higiene do sono não tenha sucesso completo no tratamento, existem medicamentos particulares para cada caso, especialmente, porque a insônia pode estar associada com outros tipos de transtornos. Evita-se ao máximo o uso de medicamentos que possam causar dependência física e psicológica e efeitos colaterais como sedação durante o dia, reflexo lento e atividade mental prejudicada. Por isso o tratamento de doenças associadas é essencial. Em pesquisas conduzidas em pacientes com insônia – inclusive crônica –  adultos, mulheres e idosos apresentaram insônia associada a transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Um tratamento não farmacológico indicado pra insônia, assim como para doenças associadas com esse transtorno é a estimulação magnética transcraniana (EMT).

A EMT é uma técnica não invasiva que usa campos magnéticos para estimular ou inibir regiões do cérebro por indução eletromagnética através de um gerador colocado sobre o couro cabeludo da paciente. Em recente estudo o uso da EMT em pessoas que tiveram acidente vascular cerebral mostrou a melhora da qulidade de sono nessa população. Além disso a EMT mostra um efeito benéfico no humor desses pacientes.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores!

#emt #emtr #emtrj #emtrrj #estimulaçãomagnéticatranscranianarj #estimulaçãomagnéticatranscraniana #estimulaçãomagnéticarj #ansiedade #depressão #insonia #higienedosono #dormir #sono #disturbiodosono


.