O vício em sexo, chamado de comportamento sexual compulsivo, está associado com uma preocupação excessiva com fantasias, impulsos e comportamentos sexuais que são difíceis de controlar, causam angústia ou afetam negativamente a saúde, trabalho, relacionamentos ou outras partes da vida.
O desafio central é que o comportamento sexual compulsivo pode envolver uma variedade de experiências sexuais geralmente agradáveis. Exemplos incluem masturbação, sexo cibernético, múltiplos parceiros sexuais, uso de pornografia ou pagamento por sexo. Quando esses comportamentos sexuais se tornam um foco importante na vida, são difíceis de controlar e prejudicam a pessoa viciada e outras pessoas diretamente relacionadas.
O comportamento sexual compulsivo não tratado pode prejudicar a auto-estima, relacionamentos, carreira, saúde e outros fatores. Por sua vez, a psicoterapia associada com a Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) mostra impacto efetivo para compulsões. A EMTr é indolor e não-invasiva, consiste na aplicação de estímulos magnéticos em intervalos regulares. Ela possui capacidade para bloquear ou facilitar as estruturas corticais, dependendo da área de aplicação e da intensidade dos estímulos e pode ser usada para redução de compulsão sexual, assim como em outros transtornos compulsivos. #estimulacaomagneticatranscraniana #compulsão #sexologia #psicologia #psiquiatria #saudemental #vtmneurodiagnostico #saude #bemestar