A medição quantitativa com eletroencefalograma (EEG) é um método de diagnóstico digital realizado para avaliar padrões de ondas cerebrais. Ainda, essas ondas cerebrais são medidas pelo EEG com o uso de eletrodos conectados ao couro cabeludo para avaliar a ativação cerebral.
Como realizo a leitura dos gráficos?
Esses gráficos coloridos são resultado da EEG em mais de 21 pontos da cabeça – são chamados de mapas cerebrais. Como resultado, as disfunções cerebrais podem ser localizadas comparando os dados de cérebros saudáveis com aqueles que estão passando por algum tipo de transtorno.
Esse mapeamento cerebral avaliativo pode ser combinado com testes visuais e de atenção para avaliar individualmente a neurofisiologia de cada paciente. Os processos neuronais individuais do cérebro são medidos através dos chamados potenciais relacionados a eventos.
Para quê realizar o mapeamento cerebral?
Através desse mapeamento cerebral, por exemplo, distúrbios de controle de impulso e déficit de atenção podem ser especificamente localizados e tratados com Neurofeedback.
Além disso, o diagnóstico através do mapeamento cerebral auxilia no desenvolvimento da terapia por Neurofeedback, personalizada e direcionada através da neurofisiologia do paciente. O Neurofeedback é usado para pacientes com déficits de atenção e concentração, como também para controle de impulso, depressão e ansiedade.
#neurofeedback #mapacerebral #tdah #ansiedade #depressão #vtmneurodiagnostico #eeg #eletroencefalograma #eletroencefalografia #neurologia #psicologia #psiquiatria #saudemental