Como diferenciar traço de personalidade de transtornos em idosos

Identificar se o comportamento de um idoso é resultado de uma personalidade crítica ou se é decorrente de um transtorno ou doença pode ser um desafio para familiares e cuidadores. Aqui estão alguns dos principais desafios nesse sentido:

Variação natural no humor: À medida que envelhecemos, no entanto, é mais comum que ocorram alterações de humor relacionadas a problemas de saúde, mudanças de vida e perda de entes queridos.

Dificuldade de comunicação: À medida que as pessoas envelhecem, é comum que elas experimentem perda de audição, problemas de visão e outros problemas de saúde que afetam a comunicação.

Estigma em torno da saúde mental: Muitos idosos relutam em buscar ajuda para problemas de saúde mental, devido ao estigma que ainda existe em torno desses problemas.

Falta de familiaridade com sinais de doenças mentais: Mesmo que um cuidador ou familiar saiba que o comportamento do idoso não é comum, pode ser difícil identificar exatamente o que está acontecendo.

Dificuldade em separar personalidade de transtorno: Algumas pessoas podem ter uma personalidade naturalmente crítica ou irritável. Isso pode dificultar a separação do comportamento normal do idoso de um comportamento que pode ser indicativo de um transtorno ou doença. É importante observar outros sinais e sintomas, como mudanças no sono, apetite e interesse por atividades, para ajudar a determinar a causa do comportamento do idoso.

Em caso de suspeita, procure um médico porque tratamentos precoces auxiliam em melhores resultados, especialmente, se ocorrerem sintomas dos transtornos mais comuns em idosos incluem: Depressão (falta de interesse em atividades, perda de energia e alterações no apetite e no sono), transtornos de ansiedade (preocupação excessiva, medo e inquietação), transtornos cognitivos (transtornos cognitivos, como demência e doença de Alzheimer), transtorno de sono (insônia e síndrome de pernas inquietas), abuso de substâncias (álcool e medicamentos).

#idoso#vovo#vovó#melhoridade#terceiraidade#depressao#distimia#ansiedade#deficitcognitivo#demencia#alzheimer#insonia#sono#pernasinquietas#psiquiatria#psicologia#neurologia

Deixe um comentário