O paciente com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) mostra padrão contínuo de desatenção ou hiperatividade combinada com impulsividade. Isso interfere no funcionamento e no desenvolvimento.
Indicadores para Transtorno do Déficit de Atenção
Para déficit de atenção, segundo o DSM-5, veja se o paciente tem mais de 6 dos seguintes sintomas persistentes por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo nas atividades sociais e acadêmicas ou profissionais. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
Veja a lista abaixo para saber se se enquadra no diagnóstico:
- Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, acadêmicas, em atividades ocupacionais ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso)?
- Constantemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas)?
- Seguidamente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia)?
- Continuamente, não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo)?
- Com elevada frequência, tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas sequenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos)?
- Repetidamente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos)?
- Seguidamente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular)?
- Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados)?
- Regularmente é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados)?
Indicadores Hiperatividade e impulsividade
O indicativo para hiperatividade e impulsividade engloba seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas ou profissionais. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
Responda a lista abaixo:
- Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira?
- Constantemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar)?
- Continuamente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)?
- Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente?
- Repetidamente “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado” (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar)?
- Diversas vezes fala demais?
- Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar)?
- Regularmente tem dificuldade para esperar a sua vez (p. ex., aguardar em uma fila)?
- Continuamente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo)?
- Diversoos sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade?
- Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades)?
- Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade?
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