Transtornos de comunicação associam-se aos problemas em linguagem, fala e comunicação.
O que é fala?
Fala é a produção de sons e inclui articulação, fluência, voz e qualidade da ressonância na pronuncia das palavras.
O que é linguagem?
Linguagem está relacionada com forma, função e uso de um sistema convencional de símbolos. Por exemplo, linguagem de sinais, palavras faladas, escritas e, até mesmo figuras.
O que é comunicação?
Existe um conjunto de regras para a comunicação. Por isso, comunicação é composta por todo comportamento verbal e não verbal, seja intencional ou não, que influencia comportamentos, ideias ou a resposta de outras pessoas.
Como ocorre o diagnóstico de Transtorno da Comunicação?
A análise para diagnóstico de transtorno de comunicação em capacidades de fala, linguagem e comunicação o meio sociocultural e linguístico do paciente. Como crianças e adolescentes que crescem em ambientes bilíngues precisam de avaliações específicas para tal contexto cultural realizadas através de consultas por psiquiatra infantil fonoaudiologista ou neuropsicólogo. Portanto, testes desenvolvidos e padronizados para um grupo podem não oferecer normas apropriadas para outro. Cada paciente precisa de testes específicos que considere o histórico e o meio sociocultural.
A avaliação na consulta com profissionais precisa auxilia em diagnóstico correto entre os diferentes tipos de transtornos de comunicação que podem ocorrer, como: transtorno de linguagem, da fala, de fluência com início na infância – gagueira, transtorno de comunicação social, pragmática, entre outros transtornos de comunicação.
Assim como a avaliação por consulta, o tratamento é específico para cada caso, com trabalho multidisciplinar que pode contar com consulta e procedimento de médico especialista em psiquiatria, neurologia, psiquiatria infantil, pediatria, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo entre outros profissionais.
comunicacao #fala #linguagem #adolescente #criança #fonoaudiologia #fisioterapia #terapiaocupacional #escolar #estimulaçãomagnéticatranscraniana #neurofeedback