Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva para pós-AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) mostra alta morbidade e incapacidade em todo o mundo. As muitas sequelas após o AVC incluem disfunção motora, dor, disfunção cognitiva e parestesia. A dor é uma das sequelas comuns após o AVC e afeta a qualidade de vida. A incidência de dor pós-AVC é relatada em cerca de 30% dos casos. A dor pós-AVC pode se manifestar de várias formas, incluindo espasmos dolorosos, hemiplegia, dores de cabeça tensionais e dores musculoesqueléticas.

A dor pós-AVC pode ser neuropática com tratamento desafiador devido a lesões vasculares das vias somatossensoriais no cérebro. Parte dos pacientes podem apresentar disestesia, hiperalgesia e parestesia, com dor contínua espontânea (geralmente dor em queimação, aperto, penetração e dormência) ou intermitente.

A dor pós-AVC tem efeitos negativos no humor, sono, reabilitação e qualidade de vida em pacientes com AVC. Pode ser controlada com uma combinação de medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia ou com tratamentos não farmacológicos, como a estimulação magnética transcraniana repetitiva [rTMS], estimulação eletromotora do núcleo cortical [EMCS] e estimulação cerebral profunda [DBS].

A rTMS é a terapia não invasiva e não medicamentosa preferida para dor pós-AVC, que é mais segura do que a terapia invasiva e mais facilmente aceita pelos pacientes. A rTMS tem bons efeitos analgésicos na dor neuropática e periférica após o AVC, o que pode estar relacionado à recuperação da excitabilidade cortical, alterações na plasticidade cerebral e humor relacionado à dor e melhora sensorial.

#estimulacaomagneticatranscranianaprofunda#rTMS#dbs#emcs#avc#acidentevascularcerebral#derramecerebral#derrame#reabilitação#fisioterapia#neurologia#terapiaocupacional

Deixe um comentário