Afaste-se da situação
Encontre algum espaço para se acalmar e ganhar perspectiva sobre o que está provocando você. Se for seu parceiro, colega de trabalho, amigo ou membro da família, diga que você está indo embora e que voltará quando se acalmar.
Tire algum tempo para refletir
Tente descobrir por que você está com raiva, seja com outra pessoa ou consigo mesmo. Talvez escreva algo e vá dar uma volta. Ter esse tempo lhe dará a oportunidade de pensar sobre a situação e permitirá que você responda com controle em vez de reagir. São duas coisas muito diferentes: a reação mostra pouco controle, e o que você diz ou faz pode voltar para você. Responder com controle pode contribuir para melhor compreensão sobre o que quer mostrar.
Comunique seus pensamentos e sentimentos
Diga à pessoa como você se sente. Ou, se for uma situação em que você não pode discutir as coisas diretamente com a pessoa, fale com alguém próximo e em quem confie para poder processar sua situação. Lembre-se de se comunicar a partir da perspectiva do ‘eu’. Nossa raiva pode frequentemente ser desencadeada por outras pessoas ao nosso redor, e pode haver a tendência de culpar os outros por nossos sentimentos. Em vez de dizer: “Você nunca ouve uma coisa que eu digo. Você está muito mais interessado em jogar no seu telefone do que em me dar atenção.” Tente dizer: “Sinto-me frustrado quando falo com você e você continua olhando para o telefone”. Dessa forma, o ônus recai sobre você e como você se sente, em vez de desencadear o confronto com o outro.
Essas dicas podem ajudá-lo no momento em que a raiva está começando a tomar conta. No entanto, se você sente que sua raiva tem raízes mais profundas que precisa explorar, a psicoterapia de controle da raiva pode ser para você. O aconselhamento pode ajudá-lo a gerenciar seus sentimentos de raiva e estresse. Pode analisar os gatilhos, seu histórico familiar (onde a raiva pode ou não ter sido permitida) e pode identificar estratégias para ajudá-lo a aliviar seus sentimentos de raiva e se sentir mais calmo.
controleemocional #emocoes #raiva #estresse #ansiedade #psicoterapia #psicologia #Psiquiatria #sentimentos #saudemental