O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem gerado discussões ao longo dos anos por suas características e consequências no processo de ensino-aprendizagem. O TDAH mostra dificuldades de aprendizagem principalmente durante o período de alfabetização, por conta da necessidade de atenção e concentração.
O que é TDAH?
O TDAH pertence ao grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento, ou seja, se manifesta na infância. As principais características são a desatenção e a hiperatividade/ impulsividade. É crucial um diagnóstico adequado e não tardio neuropsicológico para que haja intervenção e cuidado na neuropsicologia sob o olhar da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).
O que é a neuropsicologia e como ela pode auxiliar no tratamento para TDAH?
A neuropsicologia é uma interface entre a psicologia e da neurologia, baseada nas relações entre o cérebro e o comportamento humano. O trabalho em interface é baseado em avaliações específicas e em tratamento baseado nas condições fisiológicas do cérebro e no princípio de que a cognição afeta nossas emoções e comportamento, e que nosso comportamento afeta nossos pensamentos e sentimentos. O interesse da criança pela terapia, que pode ser promovido através de tarefas e tratamentos, como o Neurofeedback, é essencial para o sucesso no treinamento cognitivo de auto direção e resolução de problemas.
Além do treinamento cerebral pelo Neurofeedback, utiliza as estratégias de organização das atividades diárias, consciência comportamental, auto avaliação, autocontrole, auto direção, resolução de problemas, reconstrução cognitiva e prevenção de recorrências para aumento da qualidade do processo de aprendizagem, melhora de atenção, flexibilidade cognitiva, controle de impulso e de memória de curto prazo em criança com TDAH.
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