Psicologia Comunitária – VTM Neurodiagnóstico

A VTM Neurodiagnóstico em apoio à ações sociais faz um trabalho de atendimento médico e psicológico em zonas de risco através da instituição parceria AME – Amor em Movimento. Conheça um pouco do que é Psicologia Comunitária e venha fazer parte desse time de voluntários!

A Psicologia Comunitária como parte da Psicologia Social

A Psicologia Comunitária é uma área da Social. Temos duas teorias associadas com a Psicologia Social. A primeira é a Psicologia Social Clássica, que também pode ser dita Psicologia Socioexperimental, base teórica que estuda o pensamento de como o ser humano é impactado pelas interações sociais em sua forma de ver e pensar o mundo. Historicamente, a Psicologia Social Clássica rompeu com o senso comum porque buscou compreender determinados comportamentos sociais através de métodos científicos. Já a Psicologia Sócio-histórica ou Psicologia Sociológica, surge na década de 70, como uma reação à Psicologia Socioexperimental, pois compreendia que o sujeito não era influenciado pela realidade sociocultural e que existiam as dimensões subjetivas dos fenômenos sociais que impactavam no comportamento socialmente influenciado.

O que a Psicologia Socioexperimental objetivava?

A Psicologia Socioexperimental observava propriedades universais da natureza humana, as quais tornariam cada indivíduo –
independentemente de cultura, classe social e contexto onde vive – suscetível à influência social em pensamentos e comportamentos.

O que a Psicologia Sócio-histórica visava?

Já a Psicologia Socio-histórica investigava o impacto de cultura, a classe social, o local e a história do sujeito como formadores da própria subjetividade e de identidade social. Nessa linha, o objetivo era conhecer diferentes realidades e dimensões subjetivas de fenômenos sociais em instituições, movimentos sociais ou em sociedade de uma maneira geral.

História da Psicologia Comunitária no Brasil

A história da Psicologia Comunitária inicia no Brasil na década de 1970 a partir de questionamentos sobre a sociedade e do papel da Psicologia naquele momento. Naquela época, a Psicologia era acusada de ser alienada e elitista frente ao golpe militar de 1964 e à realidade sociopolítica que ocorria naquele momento. Desde então, a Psicologia volta o olhar para melhora da Saúde Mental na sociedade e as atuações do psicólogo comunitário trazem impacto em diferentes funções, tais como:

  • No desenvolvimento de atividades de conscientização e empoderamento junto aos membros de uma comunidade para que encontrem formas próprias de resolver problemas e implementar ações de desenvolvimento local.
  • Na criação e estruturação de grupos e organizações locais de modo que possam exercer sua cidadania de maneira mais eficaz e lutar por seus direitos.
  • Contribui para a elaboração de programas inovadores de transformação social colaborativa de pesquisa e ação, voltados para a promoção de mudanças sociais.
  • Apoiam ações junto a organizações sociais filantrópicas, grupos de trabalhos, associações comunitárias, entre outros, para melhora de bem-estar e do desenvolvimento integral da comunidade.
  • Implementam programas de terapia de grupos que auxiliam membros da comunidade a entender melhor como a psique está associada à comunidade em que vivem.

Desafios da Psicologia Comunitária

A VTM Neurodiagnóstico realiza trabalhos comunitários na área médica e psicológica. O trabalho da Psicologia Comunitária implica em atuar em movimentos sociais, em práticas preventivas, solidárias e de tratamento. Para isso, utiliza-se um trabalho em equipe nas ações. Particularmente, o psicólogo se comunica de maneira simples e clara, especialmente, ouvindo e dialogando com o grupo atendido. A atuação não é rápida, apesar de ser temporária, a atuação do psicólogo precisa balizar entre planejamento e execução, considerando o desafio da violência, tráfico, mudanças de prioridades nas regiões, entre outros fatores que possam impactar em seu trabalho. O desafio principal é promover bem-estar físico e mental para a comunidade.

Como a Psicologia Comunitária atua?

A atuação pode ser realizada através de i) pesquisa-ação, considerando pesquisa e resolução de problema, com metas propostas previamente à atuação, e ii) atuação com promoção de desenvolvimento da comunidade local, considerando transformação socioambiental.

#psicologiasocial #comunidade #riodejaneiro #atendimento #promoçãodedesenvolvimento

Deixe um comentário