No momento, você está visualizando “A separação”  e a doença de Alzheimer
A Separação é um filme que mostra o impacto do Mal de Alzheimer. VTM Neurodiagnóstico - Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

“A separação” e a doença de Alzheimer

A Separação” traz a história de Nader e Simin, um casal que mora no Irã. Enquanto Simin quer sair de lá, pensando em um futuro melhor para sua filha, Nader reluta nessa decisão, pois seu pai tem Alzheimer e ele quer ficar para cuidar dele. Os dois decidem se separar, mesmo estando apaixonados. No decorrer do filme, vemos que Nader tem que se adaptar à nova rotina, pois não tem mais ajuda em casa e a doença do pai demanda muita atenção e tempo. Com isso, ele contrata uma diarista que também está enfrentando uma série de desafios, e a partir daí, se desenrola o filme, muito bem avaliado e vencedor de prêmios.
Embora o foco do filme não seja a doença de Alzheimer, podemos entender um pouco como ela se manifesta. Como principais sintomas, pode-se citar o prejuízo na memória, alterações de comportamento e personalidade, dificuldades de aprendizagem e raciocínio, acometimento na linguagem e na compreensão.

O Mal de Alzheimer tem cura?

Trata-se de uma doença progressiva e, com seu progresso, o indivíduo começa a ficar limitado na realização de diversas tarefas, ficando dependente de alguém e necessitando de cuidados integrais. É mais comum de acontecer com idosos.
O Mal de Alzheimer não tem cura, mas existem possibilidades de tratamento que podem reduzir a evolução da doença, além de algumas formas de prevenção. Por exemplo, realização de atividades que estimulem as habilidades intelectuais, como jogos e a prática da leitura, a realização de exercícios físicos e o convívio familiar. Em relação aos tratamentos, há a psicoterapia com o paciente e também com a família, pois será preciso a criação de uma rotina adaptada às necessidades da pessoa com o Alzheimer. O psicólogo poderá ajudar nesse reajuste, além de fornecer suporte emocional. Além disso, há a opção do tratamento medicamentoso e ainda, a Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva(ETMr), uma técnica que ativa regiões cerebrais específicas, podendo retardar os sintomas da doença. A EMTr tem uma função que auxilia na modulação do equilíbrio inibitório e excitatório das sinapses GABAérgicas na doença de Alzheimer. É importante a consulta a um médico especializado para buscar o melhor tipo de tratamento.

#vtmneurodiagnostico #alzheimer #demencia #psicoterapia #estimulacaoeletromagnetica #filme #saudemental #neurologia