A cefaleia ou dor de cabeça é uma dor referida na região da cabeça – o que pode estar associado a diversas causas. A prevalência populacional de cefaleia é maior que 90% em algum momento ao longo da vida. É um dos diagnósticos mais comuns, em destaque a Disfunção Temporomandibular (DTM) mostra como um dos principais sintomas a cefaleia. Cerca de 50% das mulhers com DTM tem cefaleia (MENEZES et al., 2008). Isso pode estar relacionado aos níveis de estrógeno. As articulações das mulheres são geralmente mais flexíveis e menos densas que as dos homens. Pesquisadores encontraram nas mulheres aproximadamente o dobro de colágeno tipo III no ligamento posterior da ATM, indicando que, nelas, esses tecidos são menos capazes de suportar pressão funcional. Existe maior suceptibilidade do sexo feminio à fatores associados, como estresse, ansiedade e depressão. A soma dos fatores anatômicos e psicossomáticos poderia explicar a maior prevalência de DTM entre mulheres.
Diagnóstico e tratamento
Os exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética são ”padrão-ouro” para a avaliação dos tecidos duros e moles da articulação temporomandibular. Porém, exames clínico-físicos também podem detectar a etiologia da DTM (FERREIRA et al., 2016). Os tratamentos tanto da DTM quanto da cefaleia necessitam ser planejados de acordo com cada paciente. Muitas vezes a DTM exige mudança de hábito e, em alguns casos, cirurgia.
Em casos menos graves de cefaleia, utilizam-se medicamentos, como analgésicos e intervenções psicológicas e comportamentais, se necessárias. Para casos mais graves, sugerem-se tratamentos com toxina botulínica ou neuroestimulação, como a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). A EMT é aplicada em baixa frequência na região específica do córtex visual, com 20-30 sessões contínuas (3-5 vezes por semana) para tratamento e estabilização da neuromodulação.
#cefaleia #disfunçãotemporomandibular #psicossomática #dordecabeça #tratamentodores #tratamentocefaleia #enxaqueca #emt #emtr #estimulacaocerebral #estimulaçãomagnéticatranscraniana #estimulaçãomagnéticarj #estimulaçãomagnéticatranscranianarepetitiva #neurologia #psiquiatria #neurologista #psiquiatra #dtm #atm #odontologia