Luto Patológico: o filme Brilho Eterno de uma Mente e as memórias afetivas

Luto Patológico: o filme Brilho Eterno de uma Mente e as memórias afetivas Clínica VTM Neurodiagnóstico, tratamentos para Saúde Mental e Neurologia.

O filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças fala sobre a memória, como o passado e a sua função na humanização dos seres humanos. Nessa Obra, o casal Joel, interpretado por Jim Carrey e Clementine, interpretada por Kate Winslet, após uma dolorosa separação, decidiram se submeter a um experimento em que as memórias do namoro seriam apagadas.
Na Clínica de Saúde Mental, as queixas de pessoas sobre questões amorosas são recorrentes. Términos de relacionamentos ocasionam dor profunda e, frequentemente, é necessário auxílio terapêutico para o processo de perda ou luto.
O Luto é um conjunto de reações emocionais, físicas, comportamentais e sociais normais face à perda de alguém. O Luto pode ser diferente de pessoa para pessoa, porém envolve cinco estágios – negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
O Luto Patológico, inicialmente, apresenta os mesmos sinais e sintomas que o Luto Normal. Contudo, os sinais e sintomas mantêm-se e podem até mesmo agravar.
As características mais fortemente associadas a um quadro de Luto Patológico são a saudade intensa, a descrença relativamente à perda, a raiva, a tristeza e solidão e a preocupação pela perda.
A preocupação e a dormência emocional pela própria perda e a dificuldade em aceitar a realidade da perda afetam muito a vivência, pois o mesmo pode desenvolver um quadro de imagens e pensamentos intrusivos relacionados com a perda.
O Luto Patológico é uma condição extremamente limitante e é quase impossível passar por um Luto Patológico e continuar a executar as tarefas do dia-a-dia, é solitário. A busca por ajuda de profissionais de Saúde Mental é essencial para o tratamento com psicoterapia, medicamentos, Neurofeedback ou, até mesmo, Estimulação Magnética Transcraniana.

brilhoeterno #luto #lutopatologico #depressao #afeto #negação #dor #tristeza #afeto #memoriaafetiva #psicologia #cinema #jiimcarrey #katewinslet #psiquiatria #neuropsiquiatria #emocoes #estimulacaomagneticatranscraniana