No momento, você está visualizando Mal de Alzheimer no filme Vivir Dos Vences.
Mal de Alzheimer no filme Vivir Dos Vences. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

Mal de Alzheimer no filme Vivir Dos Vences.

Vivir dos Veces” conta a história de Emilio, um idoso que possui a doença de Alzheimer. No filme, Emilio embarca em uma aventura com a filha Julia e a neta Blanca, em busca de um grande amor da juventude. Entretanto, devido a doença, precisam encontrá-la logo, antes que esqueça dela. Ao longo da viagem, a família enfrenta vários obstáculos e desafios e para saber se encontrará ou não o amor de infância, veja o filme! A dinâmica do filme se dá justamente nesse jogo de lembranças e esquecimentos de Emilio e, a partir disso, pode-se entender um pouco como o Mal de Alzheimer pode prejudicar a memória do sujeito.

O que é Alzheimer?

Podemos entender o Mal de Alzheimer como uma doença neurodegenerativa que prejudica o funcionamento cognitivo do sujeito, tendo como característica principal a perda da memória. Com a sua evolução, pode afetar também o comportamento, personalidade e habilidades ligadas a aprendizagem e linguagem, além de dificuldades na compreensão e raciocínio. Por ser uma doença progressiva, o sujeito fica cada vez mais impossibilitado de realizar atividades, ficando dependente da família ou de um cuidador. Geralmente, o público mais acometido pela doença são os idosos.

Existe cura ou tratamento para a doença de Alzheimer?


Infelizmente, não há uma cura para o Alzheimer, mas existem diversos tratamentos que podem retardar o desenvolvimento da doença. A mudança na alimentação e a prática de atividade física são fundamentais para reduzir o avanço da doença. A Estimulação Magnética Transcraniana (ETM) é uma técnica indolor que pode aumentar a plasticidade cerebral e ter efeitos positivos na memória do paciente. Outra possibilidade é o tratamento medicamentoso e por isso é fundamental a visita a um médico especializado para que ele avalie a melhor medicação de acordo com cada caso. E ainda, a psicoterapia pode ser de grande ajuda tanto para o paciente, como para a família, uma vez que será necessário um trabalho em conjunto com os parentes, para todos se adaptarem aos cuidados necessários, além de ser uma fonte de apoio.

#vtmneurodiagnostico #alzheimer #demencia #psicoterapia #estimulacaoeletromagnetica #filme #saudemental #esquecimento #memoria #cerebro