Últimas notícias da VTM

Além da microcefalia: zika vírus também pode estar associado a outras doenças neurológicas

Além da microcefalia: zika vírus também pode estar associado a outras doenças neurológicas

A epidemia do zika avança, e com certeza você já está familiarizado com a ligação entre o vírus e a microcefalia. No entanto, uma nova preocupação tem mobilizado a atenção dos especialistas de saúde do país: a infecção também pode estar associada ao desenvolvimento de outras complicações neurológicas graves, como a síndrome de Guillain-Barré e a mielite transversa aguda.

Os nomes, além de complicados, ainda geram muitas perguntas. Entenda mais sobre esses problemas neurológicos e esclareça as principais dúvidas em relação aos seus riscos e sintomas.

O que é a mielite

Doença neurológica de natureza inflamatória, a mielite transversa aguda afeta a medula espinhal, bloqueando a passagem dos impulsos nervosos. Como consequência, causa dormência nos membros, retenção urinária, fraqueza e paralisia muscular. Apenas um terço dos pacientes afetados tem uma recuperação completa e a sequela mais comum é a incapacidade motora.

A relação direta entre a doença e o zika vem sendo apontada após um caso inédito em Guadalupe, no Caribe. Uma jovem de 15 anos foi hospitalizada com fortes dores nos músculos, retenção urinária e paralisia do lado esquerdo do corpo. Após uma série de exames, foi confirmada a mielite causada pelo vírus transmitido pelo Aedes Aegypti.

Após o tratamento adequado, a paciente se recupera bem. No entanto, seu quadro serve de alerta. Mesmo que ainda sejam necessários mais estudos que confirmem a associação do distúrbio ao vírus, esta pode ser, sim, mais uma doença causada pela infecção.

Zika vírus e a síndrome de Guillain-Barré

Com um vínculo científico já comprovado, o zika vírus está relacionado ao aumento do número de casos de Guillain-Barré no Brasil. Atualmente, há uma média de cinco novos casos por dia, um número 30% maior do que em 2014. Alagoas, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte são os estados que chamam mais atenção. Também cresceram os registros em outros países da América Latina, como Colômbia, El Salvador, Suriname e Venezuela.

Doença neurológica em que o sistema imunológico ataca por engano o revestimento dos nervos chamada mielina, a síndrome de Guillain-Barré causa uma progressiva fraqueza muscular, acompanhada pela perda dos reflexos e sensibilidade. Nos casos mais graves, há paralisia do músculo respiratório, o diafragma, que pode levar à morte por insuficiência respiratória. Cerca de 20% dos pacientes ficam com sequelas, que devem ser tratadas com fisioterapia.

Ainda que o problema afete uma média de 24 pessoas a cada 100 mil infecções por zika, é importante lembrar que, em uma população grande como a brasileira, isso pode representar milhares. Por isso, fique atento. Caso desconfie dos seus sintomas, procure imediatamente um médico especialista e evite complicações!

 

VTM_assinatura_post (2)

 

 

Compartilhe este post:Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone

2 Responses

  • VTM
    mar 29, 2016

    Deixe seu comentário.

    VTM mar 29, 2016
    Responder
  • jul 26, 2016

    Olá, gostei do artigo. É bem fundamentado e com excelentes dicas. Espero ter outros com essa qualidade.

    Saúde Encima jul 26, 2016
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *