Sabe aquele tipo de pessoa que se distrai com facilidade e não consegue controlar a atenção ou a concentração?
Nem todas essas pessoas têm diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – que é um transtorno neurofisiológico, com causas genéticas, que surge na infância e frequentemente acompanha a pessoa por toda a sua vida. Grande parte da ausência de atenção em alguns momentos pode estar associada com aumento de estresse, fadiga, ansiedade, depressão. Alguns fatores contextuais, como por exemplo a própria pandemia COVID-19, tem impacto direto na nossa atenção e efeito direto nas áreas do cérebro ativadas durante tarefas específicas.
Essa ausência de atenção e concentração pode se tornar um grande desafio – aumenta o tempo direcionado e o gasto de energia para realização de tarefas específicas. Por muitas vezes, em locais com muitos estímulos que reduzem o foco no que precisamos fazer.
Para evitar distrações possíveis ou pausas que podem tomar tempo e energia, utilizamos a Técnica Pomodoro! Esse método consiste em focar durante um intervalo mais longo, inicialmente com 30 min, depois 45 min na tarefa, seguido de um intervalo de 10 até 15 minutos. Para, em seguida, retomar mais 45 minutos de trabalho e 15 de descanso, consecutivamente.
Essa intermitência permite ao seu cérebro um momento de relaxamento em distrações (internet, whatsapp, facebook, pausa para lanches, entre outros), seguido de um período de elevada atenção durante 45 minutos de trabalho.
Para algumas pessoas 45 minutos pode ser cansativo inicialmente. O treinamento mental com o Método Pomodoro pode começar com intervalos menores de elevada atenção – 10 minutos de tarefa para 2 minutos de descanso – com aumento gradual – 15 minutos de tarefa para 3 minutos de intervalo – 20 minutos para 5 minutos de pausa e assim consecutivamente, experimente. Treinar o cérebro com novos hábitos auxilia na melhora da eficácia do trabalho e desenvolve a cognição, pense nisso e boa atenção!
#braintraining #técnicapomodoro #cognicao #inteligencia #concentracao #atencao #brainpower #neurofisiologia #tdah #deficitdeatencao #vtmneurodiagnostico #hiperatividade