Você conhece a prosopagnosia que afeta o ator Brad Pitt?

Você conhece a prosopagnosia que afeta o ator Brad Pitt? Clínica VTM Neurodiagnóstico – diagnóstico e tratamento em Neurologia e Saúde Mental

A prosopagnosia, também conhecida como “cegueira facial”, é um distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade de reconhecimento total ou parcial das feições do próprio rosto ou familiares e amigos. É o que acontece com o ator Brad Pitt. O astro afirmou que sofre de ‘cegueira fácil’, fazendo com que ele se esforce para lembrar dos rostos das pessoas.

Esse transtorno chamado prosopagnosia pode ser adquirido, por exemplo, através de um tumor ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode ser uma doença congênita. Caso o paciente tenha um AVC com acometimento no hemisfério direito do cérebro, essa pessoa pode apresentar o que chamamos de ‘agnosia visual’ que é uma prosopagnosia secundária ao AVC. Na segunda situação congênita, a pessoa pode ter uma manifestação genética que manifesta essa doença em algum momento da vida, sem uma causa estrutural.

Indivíduos sem alteração no exame de imagem, mas com dificuldade para reconhecer faces, e que consegue identificar pessoas por vozes e outras características necessitam de uma avaliação mais cuidadosa. Para qualquer doença neurológia apenas um médico especialista pode diagnosticar através de exames clínicos e outras avaliações. Existem escalas de reconhecimento facial que auxiliam em diagnósticos e verificam o grau de déficit no reconhecimento do rosto de outras pessoas.

#neurologia #bradpitt #agnosia #visual #prosopagnosia #avc #doençacongenita #face #cegueradeface

Deixe um comentário