A fibromialgia é uma síndrome associada com diversos fatores que necessita de cuidados multiprofissionais para reduzir os níveis de dor e promover melhor qualidade de vida para esses pacientes. É consenso que existe efeito positivo da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) como ferramenta da neurociência capaz de gerar efeito analgésico. Isso auxilia a reduzir níveis de dor e melhar o estado de fadiga desses pacientes.
Achado Recente
Recentemente Ressetti (2020) realizou uma pesquisa com 26 mulheres separadas em dois grupos: 13 (idade = 49,62 ± 6,59 anos) realizaram ETCC e 13 (idade = 47,46 ± 10,03 anos) realizaram uma simulação de ETCC. Todas as pacientes realizaram diversas avaliações antes e depois de 5 dias consecutivos com uma sessão por dia. Ao final dessa pesquisa, o resultado mostrou diferença significativa entre os grupos ETCC e simulado nos sintomas e no escore geral da fibromialgia. Além disso a pesquisadora mostrou que o ETCC foi capaz de melhorar a tolerância para dor e a capacidade funcional.
ETCC Como Tratamento
Além da fibromialgia, a neuroterapia utiliza ETCC em tratamentos que envolvem doença de Parkinson, zumbido, e déficits motores pós-AVC. Em um estudo recente, pacientes com dificuldades de fala devido a AVC exibiram grande melhoria numa terapia baseada em ETCC, com a melhora se mantendo no reteste, uma semana depois. A terapia de estimulação também pode ser desenvolvida eficazmente para o tratamento de vários distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade e esquizofrenia. Outros estudos indicam melhora de foco e concentração.
#etcc #estimulacaotranscraniana #estimulacaotranscranianaporcorrentecontinua #neurologia #psiquiatria #fibromialgia #parkinson #avc #reduçãodor