Apesar de não existir uma definição sobre a depressão infantil, esse transtorno é uma perturbação orgânica que pode envolver fatores contextuais e genéticos. Na infância, a depressão pode estar associada a ausência de autoconfiança e baixa autoestima. Do ponto de vista social, o comportamento e a inadaptação social podem estar associados principalmente com questões familiares ou escolares.
Os primeiros episódios de depressão duram entre 5 e 9 nove meses, porém se não tratados podem ser recorrentes e se estender até a idade adulta. Isso representa alta vulnerabilidade para a pessoa e pode reduzir a funcionalidade em longo prazo. Caso não seja tratada a gravidade aumenta e sintomas psicóticos, presença de estresse e comorbidades podem ocorrer.
Características de depressão infantil
- Sintomas físicos, como dores de cabeça e abdominais, fadiga e tontura;
- Ansiedade, fobias, agitação psicomotora ou hiperatividade, irritabilidade,
diminuição do apetite, alteração do peso e com menor frequência a ocorrência de enurese e encoprese; - Fisionomia triste, comunicação deficiente, choro frequente, perda de interesse de atividades prazerosas;
- Movimentos repetitivos e auto e heteroagressividade na forma de comportamento agressivo e destrutivo, autodepreciação;
- Distúrbio do sono, diminuição da socialização, modificação de
atitudes em relação à escola, pesadelos, terror noturno, diminuição da capacidade cognitiva.
Diagnóstico e tratamento
Os sintomas variam de acordo com a faixa etária e, muitas vezes ainda não é possível descrever sentimentos verbalmente, nesse caso, é necessário observar as formas de comunicação pré-verbal. Além de testes específicos para cada idade. O tratamento para depressão infantil é feito principalmente com psicoterapia, com destaque para psicoeducação, a qual ensina como lidar com as próprias emoções em relação ao contexto. Também pode ser realizado o Neurofeedback que é uma estimulação cognitiva que possibilita o monitoramento da atividade cerebral em tempo real e, dessa maneira, uma retroalimentação dos estímulos proporcionados no tratamento.
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