Mindhunter – a mente de psicopatas

Mindhunter ou “Caçador de Mentes” é uma série baseada no livro Mind Hunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker. A série se passa em 1977 e gira em torno de dois agentes do FBI, interpretados por Jonathan Groff e Holt McCallany, que entrevistam assassinos, psicopatas, em série presos para tentar resolver casos em andamento.

Normais na aparência possuem atitudes perigosas, com raciocino rápido e capacidade de manipulação, são capazes de qualquer coisa para satisfazer seus desejos. Na realidade, não são todos os psicopatas que são criminosos. Porém, quando são, distinguem-se dos outros tipos de criminosos. São frios, mais impulsivos e violentos, vêem os outros como presas emocionais, físicas ou econômicas.

Ao ler “mente criminosa” relacionamos a crimes considerados graves e imperdoáveis, por exemplo assassinatos em série, violência, entre outros. No entanto, esse tipo de mente criminosa pode cometer diferentes delitos que muitas vezes não notamos. Um porcento da população é composta por psicopatas – nem sempre são pessoas cruéis, capazes de cometer os piores homicídios já imaginados. O psicopata não é somente o assassino em série de seriados como o Mindhunter. Há inúmeros tipos de psicopatas. As pessoas que podem ser consideradas psicopatas estão em sua maioria nas instituições prisionais. As características mais comuns estão no fato de não conseguir estabelecer laços afetivos, não mostram ansiedade ou nervosismo, nem mesmo sentimento de culpa associada com ações que podem ser negativas. Psicopatia não tem cura e é um transtorno de personalidade.

#psicopata #mindhunter #psiquiatria #cinema #netflix #amazonprime