O sentido da vida em “Veronika decide morrer”

Tratamento para Depressão e o sentido da vida em Veronika decide morrer. VTM Neurodiagnóstico, tratamentos em Neurologia e Saúde Mental.

“No dia 11 de novembro de 1997, Veronika decidiu que havia – afinal! – chegado o momento de se matar.”

É dessa maneira que o romance Veronika Decide Morrer inicia a narrativa sobre a luta de uma jovem moça contra e por sua vida. Este filme sobre depressão é uma interpretação da obra do escritor brasileiro Paulo Coelho.

Interpretada pela atriz Sarah Michelle Gellar, Veronika é uma jovem que vive aparentemente bem: bonita, financeiramente estável, tem um ótimo emprego, mas que perde vontade de viver e tem uma overdose. Após 2 semanas em coma, acorda em uma clínica para tratamento e descobre que por conta de sequelas associadas com a tentativa de suicídio, resta pouco tempo de vida. Durante a internação, Veronika percebe que gostaria de aproveitar o tempo de vida que lhe resta.

Tratamento para Depressão Maior

A internação para depressão está associada com casos específicos nos quais a pessoa tem grandes prejuízos em razão da doença. Como perda de sua capacidade de autodeterminação e dificuldade de se autogerir. Em alguns casos, o indivíduo perde o senso do julgamento de valor, o que o coloca em risco de morte. Para casos graves, também existem outras opções, como a associação do uso de medicamentos com a estimulação magnética transcraniana (EMT) que é um tratamento realizado por Neuropsiquiatras. A EMT é não invasiva e usa campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro associadas com a redução do sintoma da depressão. Em casos de depressão crônica, a EMT repetitiva (EMTr) é a mais indicada por ser mais poderosa. A EMTr possui capacidade de bloquear ou facilitar as estruturas corticais de maneira profunda.

#depressão #emt #estimulaçãomagneticatranscraniana #estimulaçãomagnéticarj #emtrj #estimulaçãocerebral #psiquiatria #neurologia