Estimulação Magnética Transcraniana em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma modificação do desenvolvimento neurológico do indivíduo, identificada pela desatenção e hiperatividade, podendo esta estar acompanhada de impulsividade ou não. A causa do transtorno é multifatorial, envolve fatores genéticos, ambientais e sociais que se exteriorizam nos variados quadros clínicos que o TDAH apresenta.

Como é o tratamento para TDAH?

Em 80% dos casos, o TDAH em adultos está associado a outras comorbidades psiquiátricas, tais como os transtornos de humor, ansiedade e transtornos de personalidade. No Brasil, o tratamento geralmente se baseia na utilização de psicoestimulantes que podem causar diversos efeitos colaterais. Por isso, recentes estudos investigam tratamentos com terapias neuromodulatórias não invasivas. Por exemplo, a #Neuromodulação por Estimulação Magnética Transcraniana (#EMT) demonstrou que esse tipo de terapia com estímulo excitatório pode contribuir na melhora cognitiva de adultos com TDAH e sugere melhora de sintomas associados com transtornos associados.

A EMT é uma terapia neurológica feita através de uma bobina repousada sobre a cabeça do paciente. A cabeça do paciente é envolta por uma touca de tecido especial demarcada com os pontos a serem estimulados. Essa bobina cria um campo magnético, tal como um eletroímã, focalizado na área cerebral que precisa ser alterada em funcionalidade ou estrutura.

As sessões de EMT são prescritas pelo neurologista ou psiquiatra. A prescrição da terapia é individualizada e necessita de consulta para exames clínicos em um possível diagnóstico. Para saber mais, marque com um médico.

#tdah#estimulacaomagneticatranscraniana#cognicao#emt#neuromodulacao#deficitdeatencao#memoria#concentracao#neurologista#psiquiatra