Como acabar com sua insônia e dormir melhor

Além de afetar a memória e a concentração, a insônia pode trazer consequências graves para sua saúde e bem-estar

Dificuldade para pegar no sono, aumento dos despertares durante a noite, sensação de cansaço após acordar pela manhã… Atenção, esses são alguns dos sinais que ajudam no diagnóstico da insônia!

Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com esse problema, e o estresse, a ansiedade, a depressão e o uso de medicamentos são algumas das suas causas mais comuns.

Além de afetar profundamente a memória, a capacidade de planejamento, a concentração e a estabilidade emocional, uma noite mal dormida pode trazer consequência graves para saúde e bem-estar. Quando recorrente, o sono curto e de má qualidade compromete o sistema imunológico, desencadeando doenças cardiovasculares e gastrointestinais, assim como um aumento do peso e o envelhecimento precoce.

Como o seu cérebro sofre com a insônia

Se você está habituado a dormir tarde e acordar cedo, conheça os principais efeitos do cansaço na sua saúde mental. Não se esqueça, uma boa noite de sono é fundamental para manter um cérebro ativo e em plena forma:

– Decisões arriscadas: não dormir causa alterações no córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pelo julgamento das possibilidades. Isso faz com que as pessoas tenham o perigoso pensamento de que podem conseguir qualquer coisa do seu jeito, mesmo quando isso não é possível.

– Fala arrastada: a região cerebral que processa a linguagem é muito exigida ao longo do dia. Quando não dormimos, essa parte do cérebro fica sobrecarregada e causa a famosa voz de sono.

– Raciocínio prejudicado: o cansaço afeta os processos cognitivos do cérebro, responsáveis pelo nosso poder de argumentação e pensamento rápido. Não à toa, a falta de sono traz dificuldades na conclusão de raciocínios.

– Alucinações: depois de virar uma noite, o cérebro não consegue mais filtrar com precisão os estímulos e informações recebidos. As pessoas podem, então, começar a ver e ouvir coisas que na verdade não estão lá.

5 dicas para aliviar os sintomas da sua insônia

Para melhorar o sono, deixar de usar o celular antes de dormir e evitar ingerir cafeína à noite podem ser boas estratégias. Conheça outras recomendações:

– Tomar líquidos até uma hora antes de dormir para evitar despertar no meio da noite.

– Bichos de estimação não são bons convidados à cama. Qualquer movimentação pode interromper o sono.

– Caso haja dificuldade para dormir, dar uma volta pela casa é uma boa opção, mas sem fixar a atenção em nenhuma atividade.

– Dormir com a TV apagada. Se já existe o hábito de deixá-la ligada, colocar em canais de relaxamento ou música.

– Ficar remoendo problemas e não conseguir pegar no sono pode ser sinal de ansiedade. O ideal é procurar ajuda médica para tratar a situação!

 

Este post tem 3 comentários

  1. Bruna

    quando iniciei meu tratamento para parar de fumar tive que me reeducar para me livrar o mais rápido possível daquele vício terrível assim descobrir atividades que me ajudou a centralizar todas minhas energias e relaxar passei me alimentar melhor hoje me sentindo outra pessoa

  2. Renato

    parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida hoje tenho muito mais tempo parar ler livros que eu realmente gosto.

  3. samanta

    parar de beber Parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida hoje tenho muito mais tempo parar ler livros que eu realmente gosto. Hoje vivo muito mais feliz e sou uma pessoa muito mais completa, é muito bom largar um vício e ver que nossa vida é muito mais do que isso.

Deixe um comentário