4 coisas que você precisa saber sobre controle de impulso

Controle de Impulso – dicas da psicologia
VTM Neurodiagnóstico – Diagnóstico e Tratamento em Neurologia e Saúde Mental

O ser humano possui muitos desejos e impulsos e o autocontrole é uma tarefa que pode ser bastante difícil. Em alguns momentos, esses impulsos podem ser funcionais, tirando o sujeito de uma situação de risco, por exemplo. Mas, em determinadas situações, o impulso pode ser uma ação mal pensada que só leva ao arrependimento.

Separamos 4 tópicos que podem ser interessantes para entender mais sobre o controle de impulsos:


1- Identificar qual é o impulso, como e quando ele ocorre. Este é o primeiro passo. O que está por detrás desse impulso? Entender a origem do problema pode ser muito importante para evita-lo. Além disso, compreender como ele se manifesta é uma forma de saber lidar com ele melhor. A psicoterapia é um método bastante eficaz que pode ajudar nesse processo, ajudando o indivíduo a entender melhor esse impulso.

2- Quando pensamos em impulsos, geralmente atribuímos a uma conotação negativa, mas eles podem ser positivos e adaptáveis também. Eles podem ser fundamentais em situações de sobrevivência ou emergências. Em determinados momentos, somos obrigados a agir sobre pressão, dar uma resposta imediata e se não fizermos, as consequências podem ser piores.

3- Faz parte ceder aos impulsos e é importante aceitar isso. O autocontrole é um processo de aprendizagem e terá momentos que o indivíduo não vai resistir ao impulso e pode se arrepender. Deve-se aceitar esse descontrole e tornar esse sentimento de frustração em uma oportunidade de aprendizagem, visando não ter esse comportamento novamente.

4- Reconheça e valorize seus acertos. Uma vez que você consiga resistir a um impulso, faça alguma coisa que te dê prazer. Esse sistema de recompensa pode reforçar seu comportamento positivo e fazer com que você tenha maiores motivações para conseguir se autocontrolar com mais frequência.

Todos temos impulsos, é natural do ser humano e é importante reconhecê-los e identificá-los. Entretanto, há diversos transtornos relacionados ao controle de impulsos e estas condições podem ser patológicos, se trazerem grandes prejuízos na vida do sujeito. Nesses casos, é essencial buscar a ajuda de um profissional especializado, realizar um tratamento adequado e assim, possibilitar qualidade de vida e bem estar.

#neurologia #psiquiatria #psicologia #controleimpulso #bemestar #saudemental #saude #COVID-19 #comportamento #cognição

Deixe uma resposta