Neurofeedback para Transtorno Pós-Traumático e Transtorno de Ansiedade Generalizada

Neurofeedback para Transtorno Pós-Traumático e Transtorno de Ansiedade Generalizada. Clínica VTM Neurodiagnóstico em Saúde Mental e Neurologia.

Transtornos de humor e ansiedade estão entre os tipos comuns de transtornos mentais no Brasil. Transtornos de humor e ansiedade incluem vários transtornos psiquiátricos, dos quais transtorno pós-traumático ( TEPT), transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e depressão se destacam. Estas são condições debilitantes e associadas a custos pessoais, sociais e econômicos consideráveis.

O que caracteriza o TEPT?

O TEPT envolve lembranças intrusivas recorrentes de um evento traumático, com lembranças começando nos primeiros seis meses e durando mais de um mês.

O que caracteriza o TAG?

O TAG é caracterizado por intensa ansiedade e preocupação em relação a vários eventos ou atividades que persistem na maioria dos dias durante pelo menos seis meses e são de difícil controle. As opções de tratamento para esses transtornos geralmente incluem farmacoterapia ou psicoterapia. No entanto, nem todos os pacientes respondem a essas terapias e alguns pacientes podem apresentar efeitos adversos.

O que é Neurofeedback (NFB)?

O neurofeedback, ou NFB, é uma técnica de tratamento psicofisiológico não invasiva com um sistema de biomonitoramento e sensores para medir, amplificar e realimentar informações que permitem que um indivíduo aprenda como alterar a atividade fisiológica (como ondas cerebrais, por exemplo) e, assim, melhorar a saúde e o desempenho.

O Neurofeedback se concentra principalmente no sistema nervoso central e no cérebro para melhorar a regulação e a estabilização neurológica. O NFB treina o paciente para melhorar os padrões de ondas cerebrais mal regulados. O feedback é fornecido ao paciente em tempo real por meio de sons ou imagens de vídeo. O plano de treino para TAG ou TEPT abrange, em geral, de 10 a 60 sessões. Dependendo dos casos, os treinos são realizados, no mínimo, a cada três ou quatro dias. Quando há urgência por resultados de curto prazo, o tratamento com Neurofeedback pode ser associado a medicamentos (que tem ação mais rápida); com o passar do tempo, a medicação poderá ser gradativamente retirada, sem que os ganhos sejam perdidos.

#neurofeedback #psiquiatria #ansiedade #tept #estresse #pós-traumático #pânico #psicoterapia #psicologia #saudemental #estimulacaoneurologica #biofeedback

Deixe um comentário