Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua melhora Transtorno Obsessivo Compulsivo

Melhora do Transtorno Obsessivo Compulsivo por ETCC. Clínica VTM Neurodiagnóstico de Saúde Mental e Neurologia

O que é Transtorno Obsessivo Compulsivo?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo é diagnosticado por obsessões – pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes – que o indivíduo tenta inibir através de outro pensamento ou ação. Já as compulsões são definidas como comportamentos repetitivos em resposta a uma obsessão, de acordo com regras rigidamente aplicadas. Esses comportamentos objetivam reduzir ansiedade ou sofrimento de uma situação temida e precisa ser tratado em psicoterapias ou tratamentos neuropsiquiátricos, com medicação ou tratamentos não invasivos, como as neuromodulações neurológicas.

Como funciona o tratamento neuromodulatório para TOC?

Dentre os diversos protocolos para neuromodulação, o modelo frontoestriatal sugere que os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) estão associados à disfunção na alça de retroalimentação, que leva à hiperatividade nas vias corticais orbitofrontais (OFC). Estudos neurológicos indicam que os sintomas do TOC estão associados à hiperatividade nas vias corticais orbitofrontais e à diminuição da ativação na área motora pré-suplementar (pré-SMA), responsável pelo controle inibitório. Mudanças nos padrões de ativação (hiperatividade e hipoatividade) nas regiões cerebrais frontal e motora foram relatadas em uma série de transtornos neuropsiquiátricos, incluindo TDAH e esquizofrenia. O desequilíbrio na ativação cortical pode estar associado ao TOC. Com isso em mente, vários estudos mostraram efeito positivo no desequilíbrio na ativação neuronal usando estimulação cerebral não invasiva, como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC).

O que é Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC)?

A ETCC é uma técnica de estimulação não invasiva utilizada para modular a atividade cortical e, consequentemente, alterar o comportamento. A ETCC também é chamada de tDCS, fornece correntes elétricas de baixa intensidade para modular a atividade neuronal. A ETCC funciona aplicando uma corrente positiva (anodal) ou negativa (catodo) por meio de eletrodos em uma área cerebral direcionada. A corrente modifica a excitabilidade cortical, facilitando a despolarização ou hiperpolarização dos neurônios, respectivamente. Pesquisas em indivíduos saudáveis a partir de estimulação anódica sobre a área que está em vermelho com o cátodo colocado sobre a área que está em azul mostraram que há melhora no tratamento para TOC, assim como de outros funcionamentos cognitivos.

Fonte: https://doi.org/10.3390/brainsci10121008

#ansiedade #compulsao #obsessao #transtorno #saudemental #poc #toc #perturbacao #psiquiatria #neurologia #psicologia #Neuromodulacao #etcc #estimulacaotranscranianaporcorrentecontinua #TDCS

Deixe um comentário